Atualizações anteriores



Indústria brasileira deve se atentar à valorização do real


O real é uma moeda que se valorizou veementemente nos últimos anos ante o dólar, algo positivo à população brasileira, que encontrou nesse ínterim meios suficientes para, por exemplo, investir mais em viagens. Alguns mercados brasileiros têm motivos para comemorar, mas outros veem isso como fator negativo.

André Gerdau, presidente do Grupo Gerdau, é um dos empresários que enxerga essa valorização com outros olhos. Segundo ele, o país deixa de ser competitivo por conta desse fator, porque na medida em que o dólar perde seu poder ante a moeda brasileira, a nação deixa de ser forte no setor de exportação.

Outro ponto mencionado pela companhia é a alta carga tributária, conforme citado pelo presidente da Gerdau em reportagem veiculada pelo portal de economia Terra, pois um empreendimento com orçamento beirando US$ 350 milhões tem, antes de sua edificação, outros US$ 90 milhões em investimentos. Segundo ele, a asiática China não apresenta essa característica, o que a torna mais competitiva em relação a outras economias.

Fonte: Terra.