Atualizações anteriores



Sustentabilidade na área de alimentos


Com o crescimento populacional, as demandas de muitos setores também tiveram que aumentar para atender esse grande número de pessoas. Todos os recursos usados nos últimos tempos, devido a esse aumento de produção, começaram a influenciar de maneira negativa no meio ambiente. Seja pelo aumento do número de carros, por maior produção alimentícia, pelo maior número de indústria, etc. Tudo isso culminou para uma urgência em arranjar meios pelo qual agridam menos o meio ambiente. E um desses meios é a sustentabilidade.

Com certeza, é uma das palavras mais ditas quando o assunto é “cuidar do meio ambiente”. Mas o que dizer de fato? A sustentabilidade é definida como a capacidade de um individuo ou um grupo de não causar impactos ao meio ambiente. Sustentabilidade são ações, soluções, planos que busquem melhorar o meio ambiente, arranjar forma para que não se agrida o ambiente. Práticas que todos devem tomar para tornar o mundo melhor.

A sustentabilidade está presente em todas as áreas, inclusive na área alimentícia. Mas, como se aplica a sustentabilidade na alimentação? De diversas maneiras, a relação entre eles é muito próxima. Por exemplo, uma pessoa que faz dieta, tem que comer alimentos mais saudáveis, e isso ajuda, desde que leve em consideração a maneira como o alimento foi produzido, cultivado, e o impacto que sua produção teve no ambiente. Essa é uma maneira de por em ação a sustentabilidade.

Outro ponto importante a se levar em consideração, a respeito da sustentabilidade e alimentação, é dar prioridade a alimentos fabricados na região. Pois é menos gasto de combustível para transportar os alimentos, usa menos recursos naturais, além de aumentar a economia local. É muito importante saber a procedência dos alimentos e a forma no qual foram produzidos. Para uma boa prática da sustentabilidade é indicado usar alimentos orgânicos, que foram cultivados sem o uso de agrotóxicos, de uma forma na qual não agrida o meio ambiente.

É preciso escolher de maneira consciente o que se come, pois além dos impactos ambientais, os alimentos também impactam na saúde. Por isso, priorizar alimentos produzidos de maneira sustentável é uma ótima prática para cuidar da saúde o do meio ambiente.

Muitas empresas, respeitam o meio ambiente e usam a sustentabilidade como um dos seus pilares. Esse é o caso da Barion, a empresa especialista na fabricação de wafer, respeita o meio ambiente, e usa princípios da sustentabilidade em sua produção. Para saber mais sobre a Barion e conhecer mais sobre seus produtos, acesse: http://www.saborbarion.com.br/