Atualizações anteriores



Google Doodle Peter Carl Fabergé – Homenagem ao joalheiro russo


Peter Carl Fabergé

O Google está homenageando nesta quarta-feira (30), através do seu famoso Doodle, o 166° aniversário de nascimento de Peter Carl Fabergé, joalheiro russo.

Ele nasceu em 1846 com o nome de batismo de Karl Gustavovich Fabergé. A grande especialização deste joalheiro foi na confecção de obras e arranjos. Porém, a sua carreira foi muito reconhecida como os seus Ovos de Páscoa ou Ovos Fabergé.

As peças eram produzidas por uma combinação de esmalte, metais e algumas pedras preciosas. Os ovos traziam em seu interior surpresas e miniaturas. A ideia dos ovos começou com uma encomenda da família imperial russa para que as peças fossem oferecidas como presente na época da Páscoa.

O primeiro pedido foi feito pelo Czar Alexandre III em 1885. O seu objetivo era de presentear sua mulher Maria Feodorovna com o Ovo Fabergé, o qual era envolto de muitas joias. Durante todo o reinado de Alexandre III, Fabergé produziu seus elegantes Ovos de Páscoa em todos os anos.

A tradição durou até a Revolução de Outubro em 1917 quando a Rússia passou da monarquia para o governo comunista. Depois disso, Fabergé se exilou na Suíça, onde sofreu de depressão e acabou morrendo lá em 24 de setembro de 1920.

Fabergé produziu no tal de 50 Ovos de Páscoa.

Doodle em homenagem a Fabergé –

Quando acessamos a página inicial do Google, vemos o logotipo da empresa “escondido” no interior dos Ovos Fabergé. Somente as letras “G” e “E” aparecem nos ovos que estão abertos. Foi uma bela homenagem, simples mas bem bonita que mostra a elegância dos trabalhoes de Fabergé.

Doodle
Ovos Fabergé