Atualizações anteriores



Nubank – Novo cartão de crédito completamente digital


Novo serviço alia a tecnologia e o setor bancário. Nubank chamou a atenção por apresentar pouca burocracia, praticidade, preços convidativos e juros baixos.

Praticamente não se passa um dia em que não vemos algum aplicativo financeiro aqui, um serviço ali e por aí vai. Parece ser algo natural e é. Mas isso tudo, formado ou não de pequenas coisas, faz parte de uma mudança natural e bem mais complexa que poucos percebem. Que o setor de finanças no Brasil está em um processo movimentado de transformação não é segredo para ninguém. Mas tem muito mais aí.

No meio do furacão temos as instituições financeiras de grande porte que correm e tentam até fazer milagres para que seus clientes sejam mantidos. Para isso não poupam esforços para criarem novas soluções que tenham como objetivo atender as necessidades desses mesmos clientes e de novos também (que são mais e mais exigentes). Na mesma linha e praticamente lado a lado temos aquelas empresas pequenas que vão surgindo repentinamente e sem que ninguém perceba, até que o serviço criado por elas passa a ser notado por pontos fundamentais como eficiência e rapidez. Lembrando que esses são os dois grandes obstáculos encontrados pelas grandes corporações.

Vamos ver um exemplo de como a tecnologia anda mexendo com o setor bancário brasileiro: um sucesso bem recente é o Nubank. Para quem não sabe trata-se de um cartão de crédito completamente digital. Esse serviço começou a operar por aqui há pouco tempo. Dito e feito, caiu nas graças das pessoas por diversos motivos dentre os quais a pouca burocracia, a praticidade, preços convidativos e juros baixos quando comparados com a concorrência.

E tem mais vindo por aí. Essa iniciativa deve mexer ainda mais e revolucionar mais profundamente o setor financeiro principalmente pela grandiosidade e pelos nomes por trás do projeto. Estamos tratando aqui do Banco Original. Da mesma maneira que o Nubank ele pretende oferecer tudo o que a concorrência oferece. Mas com o diferencial de usar apenas os meios digitais para fazer as coisas.

A principal diferença é de onde começa. Se o Nubank é quase desconhecido em termos de criadores o Banco Original já começará grande. Por trás dele estarão gigantes como a J&S, grupo que é dono do frigorífico JBS (a Friboi). Entre os nomes de peso estão Flavio Dias da Fonseca, fundador do Walmart.com no país, e Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco do Brasil.

Pois bem, se as filas e a burocracia quase que insuportáveis dos bancos andam te perturbando talvez suas orações estejam sendo ouvidas. Novidades sempre chegam e essas são mesmo para revolucionar. Afinal de contas, dificilmente vamos encontrar pessoas que gostam de ir ao banco por que são rápidos, bem atendidas e seguros.

Por Denisson Soares

Cartão Nubank

Foto: Divulgação