Atualizações anteriores



Serasa Experian alerta sobre e-mail falso


Os criminosos da internet crescem a cada dia que passa e o golpe do momento é um e-mail falso que está sendo enviado aos consumidores de todo o Brasil.

Neste envio, a correspondência é supostamente da Serasa Experian (empresa que controla serviços de proteção ao crédito) com o nome “Novas Pendências em seu CPF” com um link para verificar os débitos existentes.

No entanto, ao abrir o link é instalado um vírus no computador que captura informações pessoais e financeiras de seu proprietário.

Por isso, a Serasa Experian informou que não envia e-mails com pendências de consumidores e orienta a que este e-mail não seja aberto nem lido.

Por Ana Camila Neves Morais



Cuidados com promessa de emprego enganosa: evite cair neste golpe!


Muitos brasileiros estão sendo vítimas do golpe do emprego falso. São vagas que parecem perfeitas com salários maravilhosos, de despertar o interesse em qualquer um.

Estas propostas geralmente são feitas por telefone, onde o “consultor” fala para o candidato que a vaga é perfeita para o seu perfil e marcam uma entrevista. 

Durante a entrevista, eles falam das maravilhas do futuro emprego, enchendo os olhos do candidato. Antes de assinar o contrato falso, eles pedem que o candidato faça um teste psicológico, supostamente exigido pela empresa que ofereceu a vaga, para avaliar o seu perfil. Aqui é que está o golpe! Eles cobram uma taxa, geralmente bem alta, para a realização deste teste e fogem com o seu dinheiro sem ter a vaga.  

Veja algumas dicas para evitar cair no golpe do emprego falso:

  • Desconfie de promessas maravilhosas;
  • Nunca pague por uma vaga. Empresas podem cobrar pelo serviço oferecido, nunca pela vaga ou testes;
  • Nunca assine um contrato que não contenha tudo o que o foi prometido verbalmente.
  • Antes de fechar contrato com qualquer empresa prestadora de serviços ou produtos, faça um consulta prévia no Procon de sua cidade e na Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon);
  • A internet também pode te ajudar, antes de ir a uma entrevista, consulte o nome da empresa em sites de busca.

Consulte aqui os órgão de Defesa do Consumidor da sua cidade.