Atualizações anteriores



Empresários devem pagar até 1 salário mínimo para vagas de emprego de final de ano


Segundo uma pesquisa realizada pelo órgão SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 57,4% empresários brasileiros devem pagar até um salário mínimo por mês para vagas de emprego de final de ano.

Dos 138,9 mil postos de trabalho que serão criados até o fim do ano, 66% vão ser oferecidos e preenchidos pelo comércio. Enquanto as remunerações mais altas, de até dois salários mínimos, serão oferecidas e pagas por 24,4% dos empresários. Já em termos de duração, cerca de 62,2% das oportunidades irão durar três meses.

Vale observar que 623 empregadores foram ouvidos pela pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). 75,6% do total das oportunidades que serão oferecidas vão ser destinadas às vagas de Vendedor e Balconista, 31,8% delas para vagas de caixa, 24,6% para os cargos de Repositores e Estoquista. Com relação às chances de efetivação, a maioria dos empresários que participaram da pesquisa disse que não tem o interesse de efetivar os seus funcionários temporários ao encerrarem seus contratos no final do ano.

Quanto à carga horária, a maior parte dos empregadores, que são sete dos dez varejistas que oferecerão oportunidades de trabalho, procuram por pessoas interessadas nas vagas que estejam dispostas e disponíveis para trabalhar entre 6 e 8 horas por dia. Já a média de contratações, será cerca de três novos funcionários por cada uma das empresas que vão oferecer as oportunidades.

Entre as habilidades e aptidões mais valorizadas na hora de se candidatar a uma das vagas oferecidas até o fim de ano, cerca de 48,9% dos empresários que irão disponibilizar os postos de trabalho desejam observar dinamismo na postura profissional do candidato à vaga de emprego. Enquanto 37,8% dos empregadores querem funcionários responsáveis e esperam observar essa característica (responsabilidade) na postura profissional da pessoa.

E para finalizar a lista das características mais importantes que se deve apresentar para conquistar uma oportunidade de trabalho nesse fim de ano, é ter uma boa comunicação, que cerca de 28,9% dos empresários vão querer que o aspirante à vaga de emprego demonstre ter.

Por João Calvet