Atualizações anteriores



Cuidados com promessa de emprego enganosa: evite cair neste golpe!


Muitos brasileiros estão sendo vítimas do golpe do emprego falso. São vagas que parecem perfeitas com salários maravilhosos, de despertar o interesse em qualquer um.

Estas propostas geralmente são feitas por telefone, onde o “consultor” fala para o candidato que a vaga é perfeita para o seu perfil e marcam uma entrevista. 

Durante a entrevista, eles falam das maravilhas do futuro emprego, enchendo os olhos do candidato. Antes de assinar o contrato falso, eles pedem que o candidato faça um teste psicológico, supostamente exigido pela empresa que ofereceu a vaga, para avaliar o seu perfil. Aqui é que está o golpe! Eles cobram uma taxa, geralmente bem alta, para a realização deste teste e fogem com o seu dinheiro sem ter a vaga.  

Veja algumas dicas para evitar cair no golpe do emprego falso:

  • Desconfie de promessas maravilhosas;
  • Nunca pague por uma vaga. Empresas podem cobrar pelo serviço oferecido, nunca pela vaga ou testes;
  • Nunca assine um contrato que não contenha tudo o que o foi prometido verbalmente.
  • Antes de fechar contrato com qualquer empresa prestadora de serviços ou produtos, faça um consulta prévia no Procon de sua cidade e na Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon);
  • A internet também pode te ajudar, antes de ir a uma entrevista, consulte o nome da empresa em sites de busca.

Consulte aqui os órgão de Defesa do Consumidor da sua cidade.



Trabalho Temporário pode ser uma boa opção para fugir do desemprego


Final de ano e épocas de festividades como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc, aumenta o número de empresas que oferecem serviço temporário, devido ao aumento do número de vendas.

O trabalho temporário pode ser uma forma da pessoa adquirir experiência e conseguir entrar no mercado de trabalho, além disso, é uma forma de conseguir dinheiro, mesmo que temporariamente, para pagar as suas contas.

As funções que mais solicitam em trabalhos temporários são fiscais de loja, estoquistas, empacotadoes, atendentes, operadores de telemarketing, vendedores, demosntradores, caixas, repositores, seguranças e motoristas.

Muitas empresas costumam contratar os funcionários que mais se destacam no trabalho temporário, surgindo aí uma oportuniade de efetivação.

Quem procura este tipo de trabalho deve inscrever-se em Agências de Emprefo ou até mesmo em Empresas especializadas em Trabalho temporário. Faça um bom currículo, pois estas empresas costumam também abrir vagas para trabalhos efetivos



Cuidados com Golpes de Agências de Emprego que “vendem” vagas


Em épocas de crise econômica, aumenta o desemprego e com ele o desespero de conseguir se recolocar no mercado de trabalho. Vendo o desespero de alguns trabalhadores algumas Agências de Emprego estão aplicando golpes, vendendo vagas de emprego.

Esta reportagem, realizada pelo Jornal Nacional, alerta para o trabalhador deve ficar atento na hora de procurar um novo emprego.

Cuidado para não ser enganado! As Agências de Emprego não devem cobrar do trabalhador pela vaga oferecida, se alguma tentar “vender”uma vaga, desconfie! Você pode estar sendo vítima de um golpe. 

Estas empresas oferecem vagas com cargos altos e ótimos salários, mas para conseguira tão sonhada vaga, eles cobram do trabalhador uma quantia realtivamente alta. Sem saber que está sendo enganado, o desempregado se ilude e paga pela vaga. As empresas ficam com o dinheiro e não retornam mais, algumas até se mudam de lugar.

Portanto, fique esperto! Agências de Emprego nunca devem cobrar do trabalhador para oferecer a vaga, pois elas recebem das empresasa que estão solicitando os seus serviços.

Porém, existem algumas empresas que realizam consultorias para  recolocação no mercado de trabalho. Estas realizam um serviço diferenciado, elaboram currículos, fazem cartas de apresentação e dão dicas para entrevistas. Seu serviço é cobrado, mas não garantem vagas ao candidato, apenas ajudam na procura.

Portanto, antes de fazer alguma entrevista numa agência de recolocação, faça pesquisa sobre a empresa, assim você evita prejuízos no bolso.