Como Negociar um Aumento Salarial: Dicas e Estratégias Eficazes

O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns.

De qualquer modo, se você está pensando em abordar seu chefe neste sentido, o mais recomendado é que você tenha uma estratégia bem clara e definida que possa vencer as resistências que poderão surgir na hora de conquistar uma melhor remuneração.

Abaixo, listamos alguns passos que você deveria seguir e que podem te ajudar a ter sucesso nesta negociação:

A primeira coisa seria realizar uma ampla pesquisa sobre a média salarial praticada pelas outras empresas para o mesmo cargo que você ocupa atualmente. Não teria sentido sentar-se na frente do seu chefe e pedir um aumento se você não tiver a mínima noção de valores e números. Isto é importante para se argumentar em caso de uma resistência por parte dele. Aqui cabe também saber se nos outros locais pesquisados, o número de tarefas desempenhadas equivale ao seu atualmente.

Antes de pedir uma reunião com seu superior, seria fundamental ter em mente que a conversa entre vocês deve seguir de maneira mais tranquila possível. Muitos profissionais gostam de sentar na frente de seus gestores como se estivessem encarando um adversário em um “ ringue de luta”. Não devemos esquecer que estamos em um ambiente profissional e que seu chefe pode ser mais um na hierarquia interna.

Como parte da estratégia, o candidato a um salário mais alto deve observar o momento exato para abordar o assunto com o seu superior. Se você trabalha numa empresa há algum tempo, já deve ser capaz de definir o momento mais adequado. Evite falar com ele em momentos de muita tensão e estresse. Ele com certeza não vai nem querer te ouvir ou vai pedir para você voltar noutra hora. Além disso, devemos encarar o elemento surpresa. Se você já começou o assunto e volta depois, fica mais fácil para ele construir argumentos que poderão desqualificar as suas intenções.

Talvez uma das justificativas mais importantes na hora de pleitear um aumento de salário seja listar todas as suas realizações dentro da empresa. Nesta hora, quem sempre foi muito ativo e, de alguma forma, conseguiu agregar novas conquistas e melhorias vai sair na frente. Por isso, é importante saber listar todas as melhorias que você agregou. Que tal abordar alguns aspectos que foram melhorados antes da sua chegada e como estão agora com a sua atuação?

Outra dica bastante importante para se ter mente na hora de falar com seu superior, é ser o mais objetivo possível. Aqui cabe não se utilizar de enrolação e arrodeios. Muitas pessoas tentam disfarçar o nervosismo inicial da conversa com conversas soltas, assuntos mais amenos na tentativa de “ganhar” tempo e deixá-lo mais vulnerável a atender o seu pedido. Saiba que muitos chefes já são bastante experientes o suficiente para notar que você quer pedir alguma coisa. Este tipo de comportamento poderá irritar o seu superior, Tenha cuidado!

Na hora da negociação com seu chefe, o importante é que você esteja atento para valores bem específicos para a sua função desempenhada. Se você já fez uma pesquisa da média salarial anteriormente, então, neste momento você deve fixar um número exato e dispor de justificativas que ratifiquem tal número baseado em condições análogas às da mesma função na concorrência.

Se você ainda não observou, mas a totalidade das empresas costumam valorizar os resultados. Se você for capaz de oferecer soluções para o seu ambiente de trabalho e para a melhoria e expansão da eficiência, então é hora de mostrar para o seu chefe quais são os seus planos e intenções como profissional dentro da marca. Isto vai contar muito a seu favor na hora de pedir um aumento.

Se você vai pleitear um aumento de salário, é bom ter em mente que uma postura mais aberta durante a negociação. Esteja preparado para o fato de que nem sempre a empresa vai lhe conceder uma elevação de salário em virtude de seus méritos profissionais. As melhorias poderão ser concedidas por meio de bonificações e benefícios especiais que podem ser incorporados ao seu contracheque. Cabe aqui a você então avaliar se realmente tais benefícios poderão valer a pena.

Além de manter uma postura pacífica e colaborativa na hora de conversar com seu chefe, é importante que o profissional mantenha um comportamento profissional e o assunto não seja levado para o lado pessoal. Afinal, estamos em um ambiente corporativo e a excelência profissional é o que mais conta para qualquer colaborador ativo na hora de tentar buscar melhorias profissionais em sua carreira profissional.

Portanto, se você está vivenciando uma fase profissional em que um aumento salarial seria justo para a sua carreira e a experiência adquirida até o momento, saiba que este processo requer uma certa preparação e não pode ser feito de qualquer maneira. O planejamento é essencial para que um bom profissional possa alcançar um nível salarial mais elevado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.