Neste início de 2023, o governo anunciou que iria retomar o pagamento do benefício aos trabalhadores. A confirmação veio agora no final de janeiro com a divulgação do novo calendário de pagamento.
O recebimento havia sido suspenso ainda no governo anterior em virtude da pandemia desde o ano de 2020. A grande novidade para este ano é de que em vez de pagar aos trabalhadores um abono equivalente a um salário mínimo para quem trabalhou de carteira assinada no ano anterior, esta abrangência se estenderá para quem trabalhou por até dois anos anteriores.
Na prática, a mudança vai beneficiar aos trabalhadores que estiveram atuando no mercado formal de trabalho até 2021. Portanto, o novo governo tenta minimizar o impacto causado pela pandemia na maioria da população brasileira.
O pagamento deverá ser feito tanto pela Caixa Econômica quanto pelo Banco do Brasil. Neste caso, a primeira ficará responsável pelo pagamento do PIS aos trabalhadores. Já este último irá pagar os trabalhadores que se enquadrem nas condições para o recebimento do PASEP.
O PIS (Programa de Integração Social) considera o mês de nascimento do trabalhador para cumprir o seu calendário de pagamento. Já o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público) se baseia exclusivamente no número do benefício.
O fato de ter trabalhado no ano anterior com carteira assinada não constitui o principal requisito para o recebimento do benefício. Existem outras condições que deverão ser observadas na prática para boa parte dos trabalhadores.
Vale salientar que o cronograma de pagamento do PIS termina em julho e que o prazo final de pagamento é até o dia 28 de dezembro de 2023. O valor que deverá ser repassado aos trabalhadores corresponde ao valor nominal do salário mínimo vigente e será de R$ 1.302,00
Para o seu recebimento, além de ter trabalhado via CLT, o empregado deverá ter contribuído para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e este período deverá ser de, no mínimo, cinco anos.
Além das contribuições obrigatórias, o trabalhador só poderá receber o benefício se tiver nascido até 4 de Outubro de 1998. Os demais só poderão sacar o valor nas agências se tiverem completado 70 anos.
Portanto, caso o trabalhador esteja aguardando o resgate deste valor, deve ficar atento para o calendário divulgado anualmente pelas instituições financeiras como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica e que pode ser acessado clicando aqui.
PIS e PASEP são programas governamentais brasileiros de benefícios aos trabalhadores. O PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é destinado aos servidores públicos. Ambas os programas visam fornecer benefícios aos trabalhadores, como acesso a crédito, auxílio financeiro e outros incentivos.
O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais
No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais
Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais
A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais
Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies