Novas Regras do Imposto de Renda 2022


Confira aqui as novas regras para declaração do Imposto de Renda 2022.

Por meio da instrução normativa n° 2065, publicada no diário oficial da União em 24 de fevereiro de 2022, a Receita Federal anuncia novas regras para a declaração de ajuste anual do imposto sobre a renda da Pessoa Física – DIRPF. Confira quais são os prazos e veja dicas para fazer a entrega do seu documento ao órgão fiscal sem dificuldades. Para o ano de 2022, são esperadas mais de 34 milhões de declarações entregues pelos contribuintes. A declaração de imposto de renda a ser feita refere-se aos rendimentos recebidos e pagamentos realizados em 2021.


Como devo realizar a entrega da minha declaração do imposto de renda pessoa física?

A Receita Federal do Brasil – RFB disponibiliza diversas maneiras aos cidadãos para que realizem a entrega do documento. Todas são de forma eletrônica e podem ser feitas ou pelo computador ou pelo smartphone ou ainda pelo tablet.


Se você preferir fazer pelo seu laptop ou desktop, deverá baixar o sistema a partir do dia 7 de março (segunda-feira) diretamente do site da Receita. A recomendação é que você não faça o download por outro local, a fim de garantir a segurança e a confiabilidade de seus dados, evitando vírus, por exemplo.


Outra maneira de fazer pelo computador é acessar o endereço eletrônico da RFB com seu login e senha já cadastrados.


Caso você opte por realizar a sua declaração via smartphone ou tablet, vá à loja de aplicativos e baixe o app da Receita Federal.

Com relação ao preenchimento, o órgão federal oferece alguns formatos para que o contribuinte faça a sua declaração de imposto de renda pessoa física.

Você pode fazer preenchendo um formulário complemente em branco. Dessa maneira você vai precisar informar todos os seus dados. Também é possível fazer uma declaração pré-preenchida, para as situações em que os comprovantes já foram enviados eletronicamente para a Receita Federal.

Outro modo de fazer a entrega de seu documento é importando os dados de uma declaração que você entregou em outro ano. Assim, você consegue conferir os dados que ainda se mantém, ajustar com informações mais atuais e entregar de forma mais rápida e prática.

Sobre os prazos de envio da declaração anual de imposto de renda – pessoa física

Ainda de acordo com a Receita Federal, os contribuintes têm como prazo de envio dos seus documentos comprobatórios de rendimentos e pagamentos feitos em 2021, de 7 de março até a terça-feira, 29 de abril.

Inicialmente o período teria início em 1º de março (quarta-feira), mas órgão teve de lidar com greve de seus servidores públicos e também com um pequeno adiamento da conclusão do sistema atualizado para este ano de 2022.

Apesar disso, o contribuinte seguirá para prestar contas sem qualquer entrave.

Nos dois últimos anos, a Receita Federal brasileira postergou o prazo final de entrega dos documentos fiscais. Isso ocorreu devido à pandemia. Apesar de o país ainda viver nesse contexto, nada foi informado sobre a possibilidade de procrastinação do período de entrega das declarações, até o momento.

Outros detalhes sobre a declaração de ajuste anual do imposto – pessoa física

A instrução normativa, que estabelece as novas regras para as declarações a serem entregues em 2022, ano-base 2021, declara que estão obrigados a entregarem os documentos referentes ao imposto de renda as pessoas que tiveram ganhos não tributáveis acima de R$ 40 mil e também quem recebeu mais de R$ 28,5 mil durante todo o ano de 2021.

Além disso, uma novidade que vai ser implantada neste ano é a utilização do pix, tanto como forma de restituir os contribuintes que têm direito, como forma de pagar o imposto de renda.

Para o primeiro caso, é necessário que o contribuinte tenha a chave cadastrada no banco o seu CPF. Já na segunda situação, será utilizada leitura do QR Code para quitação do boleto.

Acesse o site para ver outras informações.


Melisse V.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.