Como Fazer o Novo RG Digital


Saiba aqui o que fazer para ter o seu Novo RG Digital.

Já é de conhecimento de todos que atualmente a tecnologia permitiu inúmeras facilitações, sendo que uma delas será o novo modelo da Carteira de Identidade.


É isso mesmo! Na última quarta-feira, dia 24 do mês de fevereiro, foi anunciado que a Carteira de Identidade será remodelada e deverá se apropriar também do CPF, formando desta forma, um cadastro unificado.


Até o momento, cada Estado da Federação Brasileira somado ao Distrito Federal apresentou numerações distintas que variam justamente de acordo com o lugar. No entanto, a partir do dia 1 do mês de março, essa condição sofrerá mudanças, isto é, haverá um novo modelo que será único.


Tendo isso em vista, um aspecto positivo é que o novo modelo de RG poderá servir como uma espécie de passaporte, servido como um documento válido para viagens realizadas dentro dos países do Mercosul, já que todos os documentos seguirão um padrão internacional único, conhecido como MRZ. Contudo, vale destacar que os demais países que não fazem parte do bloco econômico irão continuar cobrando de seus turistas o passaporte.


Sabe-se, entretanto, que essa novidade pode gerar inúmeras dúvidas na cabeça dos cidadãos e foi pensando nisso que foram reunidas algumas informações visando esclarecer algumas perguntas que provavelmente aparecerão de forma bastante recorrente. Portanto, se você já quer estar a par dessa mudança, não deixe de continuar a leitura.

Pois bem! Muitos podem se perguntar a respeito do motivo de haver essa mudança. A resposta é muito simples e descomplicada, já que o objetivo é facilitar ao criar um cadastro único para todos aqueles com cidadania brasileira. Dessa forma, o RG passa a não ter mais validade, sendo de importância apenas o CPF e não será necessário possuir ambos.

Outra dúvida também bastante esperada e que será levantada por muitos relaciona-se em como fazer o RG novo. Bem, conforme informação fornecida pelo Governo Federal, essa responsabilidade foi delegada à Secretaria de Segurança Pública de cada Estado. Tendo isso em vista, até o dia 3 do mês de março elas já devem estar preparadas para enfrentar tais mudanças. No entanto, por hora, não foi estabelecido quando os cidadãos devem correr atrás de mudar os seus documentos.

Dessa maneira, como ainda não há previsão de quando os brasileiros terão acesso ao novo tipo de documento, acredita-se que deve demorar para chegar a todo o Brasil, já que muitas pessoas sequer têm esses documentos, o RG permanece valendo por cerca de 10 anos no Brasil a todos os cidadãos que têm idade máxima de 60 anos. Já aqueles com idade acima disso, ainda não foi determinado por quantos anos eles poderão manter a carteira de identidade antiga.

No Brasil, já há inúmeros documentos que são aceitos na forma digital, sendo o CPF e atualmente o mais utilizado é a CNH. Tendo isso em vista, essa nova carteira de identidade também assumirá a versão digital.

Como já foi mencionado anteriormente, o Governo Federal garantiu que a mudança irá acontecer e apesar de apenas alguns prazos serem definidos, ainda há muitas lacunas em informações importantes. Desse modo, ainda não se tem conhecimento como os brasileiros terão acesso. No caso de funcionar como os documentos citados acima, o cidadão deve assumir a responsabilidade de acessar o site do Governo Federal e realizar um cadastro com esses documentos. Ao realizar esse processo há ainda uma segunda etapa, já que o cadastro deve ser avaliado e posteriormente validado, pois só depois disso, é que o cidadão tem a permissão de utilizar o documento em seu celular sem que isso possa acarretar problemas futuros.

Até o momento, as informações que foram disponibilizadas pelo Governo Federal foram essas, mas acredita-se que em breve serão divulgadas mais notícias a respeito de tal mudança. Por isso, não deixe de manter-se atualizado no assunto.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.