Novo Piso Salarial da Enfermagem 2022 – Valor do Salário

Profissionais da área de Enfermagem possuem novo piso salarial. Confira na matéria mais detalhes sobre o valor que será oferecido para estes profissionais.

Quem é profissional da área de enfermagem acaba de ter um motivo para comemorar. A notícia boa é que acaba de ser anunciado o piso salarial novo da enfermagem. Assim, R$ 4.700 é o novo valor fixado.

Durante muito tempo os enfermeiros têm buscado unir forças para lutar por um novo piso salarial. Este reajuste já era muito necessário, mas se tornou ainda mais com a pandemia de covid -19, que contou com a atuação em peso e direta destes profissionais, que estiveram e ainda se encontram na chamada linha de frente no combate à essa doença, que vitimou também milhares de colegas da enfermagem.

O Projeto de Lei nº 2564/20 traz um texto em que é instituído o piso da classe em que se baseia no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC.

A partir da sua aprovação e fixação de valor os profissionais de enfermagem terão direito a este reajuste.

Quando se fala em profissionais de enfermagem, estamos falando também de parteiras, técnicos de enfermagem e auxiliares.

Os outros casos contarão com a proporcionalidade que é de 70% deste piso para os técnicos da enfermagem e de 50% do piso para parteiras e auxiliares de enfermagem.

Desse modo, esse novo piso do salário para área da enfermagem é valido para todos os profissionais atuantes no Brasil, incluindo trabalhadores do setor público e do privado.

De acordo com algumas informações, o texto que já passou pelo Senado e foi aprovado, está passando agora por análise na Câmara dos Deputados. No texto é proposto uma alteração da lei nº 7.498-86 que fala sobre a enfermagem em exercício.

O texto que é abordado no projeto foi elaborado por Fabiano Contarato, que é Senador do PT-ES. No texto faz a previsão de uma atualização anual dos vencimentos da categoria, com base no INPC, para garantir a manutenção e atualização dos salários que são superiores ao valor tido como inicial e que é sugerido sem considerar a jornada de trabalho em que o profissional foi contratado.

Ainda de acordo com o deputado que fez a proposta, o valor da média da remuneração dos enfermeiros é menor que 2 salários mínimos brasileiros, o que atualizado para o ano de 2022 seria mais ou menos R$ 2.424.

De acordo com o Confen, que é Conselho Federal de Enfermagem, que no Brasil existem mais de 2,5 milhões de profissionais atuando na área da enfermagem, nos 4 seguimentos que a área possui.

Temos uma estimativa que deste total de profissionais temos 642 mil enfermeiros, 440 mil auxiliares de enfermagem, 1,5 milhão de técnicos de enfermagem, além de 400 parteiras.

Vale lembrar que um profissional pode estar registrado em mais de 1 dos seguimentos que a enfermagem possui.

Assim, a proposta se encontra tramitando pela Câmera Federal e ainda passará por análises nas comissões de Trabalho, Serviço Público, Administração, Tributação, Seguridade Social e Família, Cidadania e Constituição e Justiça.

Depois de passar por todas estas comissões o projeto deve seguir para o Plenário.

Enfim, resta aos profissionais da área de enfermagem aguardarem um pouco mais para poderem contar com um novo piso salarial.

Esta classe de trabalhadores ganhou destaque e ainda mais importância com a pandemia, que lotou os hospitais e fizeram com que estes profissionais trabalhassem até a exaustão, dobrando plantões.

Muitas vezes eles trabalharam na linha de frente sem ter acesso à equipamentos de segurança, que acabavam e tiveram suas vidas expostas, assim como as de seus familiares.

Estamos falando de uma classe totalmente essencial dentro dos hospitais, clínicas e unidades de saúde e que nunca tiveram o reconhecimento de seu trabalho.

Verdadeiros heróis que trabalham em sua maioria por amor à vida e amor à sua profissão e que merecem o respeito de toda a sociedade e a valorização por parte dos nossos governantes.

Ana Paula

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.