Tabela de Pagamento Aposentadoria INSS 2022 – Aposentados e Pensionistas


Veja aqui a tabela com as datas de pagamento da Aposentadoria do INSS 2022 para aposentados e pensionistas.

De acordo com informações divulgadas recentemente, o INSS passará a pagar novos valores aos aposentados e pensionistas em 2022. Assim, além do cronograma de pagamentos divulgado pelo órgão após o reajuste do salário mínimo, também foi veiculada uma tabela relativa aos novos valores.


Isso acontece porque as pessoas que já estavam recebendo o benefício desde janeiro de 2021, vão receber a porcentagem total de reajuste do benefício, que foi de 10,16%, a mesma do salário mínimo. Entretanto, aqueles que passaram a receber a partir de fevereiro terão um reajuste menor, visto que ainda não completaram o ciclo de 12 meses e, portanto, ainda não têm direito ao valor completo.


Diante dos fatos destacados, é importante pontuar que o mesmo se repete com outras datas posteriores. Assim, quanto mais tardiamente em 2021 uma pessoa começou a receber o seu benefício, menor será o reajuste de 2022 para ela. E é exatamente devido a essas várias possibilidades de porcentagem que a tabela em questão foi divulgada pelo INSS.


Portanto, enquanto quem começou a receber em janeiro tem direito aos 10,16% de reajuste em cima do valor atual do benefício, aqueles cujo recebimento teve início em dezembro de 2021 terão os seus valores reajustados em somente 0,73% e receberão a porcentagem completa somente no ano de 2023, quando completarão o seu ciclo.


Sobre os outros meses, vale citar que o reajuste de todos eles é compreendido entre 0,73% e 9,86%. Em termos de valores, vale ressaltar que como o aumento é condicionado ao salário mínimo e o INSS tem um teto para os beneficiários, eles seguirão esta lógica. Atualmente, o teto do órgão é de R$ 7.088,50.

De encontro ao que foi destacado, vale pontuar que não poderão ser pagos valores inferiores aos R$ 1.212 do salário mínimo e nem superiores ao teto citado anteriormente. Os mesmos valores serão aplicados a todos os benefícios concedidos pelo INSS, da aposentadoria ao auxílio reclusão. Logo, o auxílio por doença, a pensão por morte e a licença maternidade seguirão a mesma lógica já descrita.

Outro aspecto que deve ser mencionado é o valor da pensão especial paga pelo órgão, que será exatamente o mesmo que o salário mínimo. Este benefício em geral é pago às pessoas que são dependentes de quem passa por hemodiálise em Caruaru, à renda mensal vitalícia e também ao amparo social, fornecido às pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Ao divulgar as informações sobre o teto, o INSS chegou a veicular o seu calendário de pagamentos referente ao ano todo. Assim, vale pontuar que as datas foram estabelecidas de acordo com último número do cartão de beneficiário. Entretanto, existem alguns pontos que devem ser olhados para evitar confusões e tentativas de receber em datas erradas.

A título de ilustração, é possível citar que uma pessoa cujo número do cartão seja 123.456.789-0 não deve considerar o zero enquanto último número. Na verdade, este é o dígito verificador da conta e, portanto, o seu último número seria o 9. Desse modo, as datas seguidas devem ser aquelas estipuladas para o número 9 no calendário disponibilizado pelo INSS, que pode ser encontrado através do seu site oficial.

Também é importante ressaltar que essa lógica é aplicada pelo órgão tanto para as pessoas que possuem benefícios de até um salário mínimo quanto para aquelas que recebem quantias superiores a isso.

Outro aspecto que deve ser destacado sobre os benefícios do INSS é que a prova de vida voltará a ser obrigatória em 2022. A medida tem como objetivo evitar potenciais fraudes nos benefícios do órgão, algo que infelizmente acontece.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.