De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, os pensionistas e os aposentados cujos benefícios sejam superiores ao valor de um salário mínimo contarão com um reajuste de 10,16%. Os novos valores são relativos ao ano de 2022 e passarão a valer em breve.
Segundo o que foi destacado, o valor em questão representa uma quantia maior do que em 2021. No ano supracitado, o reajuste foi de 5,45%. Além disso, o novo reajuste seguira o Índice Nacional de Preços para o Consumidor de 2021.
Vale ressaltar que além dos aumentos destacados, também acontecerá um aumento no teto dos benefícios relativos ao INSS. Os valores também seguem o INPC e as informações destacadas até o presente momento foram todas veiculados pela primeira vez nesta terça-feira, 11 de janeiro.
O responsável pela divulgação oficial da notícia foi o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que fez uma parceria com o Índice de Preços do Consumidor Amplo para a ocasião citada. Entretanto, é preciso destacar que estes novos valores ainda não foram confirmados pelo Governo Federal.
Essa confirmação, por sua vez, acontecerá através de uma publicação no Diário Oficial da União. Porém, vale pontuar que a data para tal não chegou a ser divulgada. De acordo com o que se sabe até o momento, o reajuste voltado para os segurados do INSS, cujo benefício esteja acima do piso, segue a lei de número 8213, que data do ano de 1991.
Quando se fala sobre as pessoas que passaram a receber as suas pensões ou aposentadorias a partir do mês de fevereiro de 2021, vale ressaltar que os valores praticados são diferentes dos citados. Nos casos em questão, o reajuste será variável e terá como base o primeiro mês no qual o benefício foi concedido. Assim, os valores ainda não foram divulgados e devem ser veiculados pelo Governo Federal.
É possível afirmar que o pagamento dos benefícios para as pessoas que recebem acima de um salário mínimo começará a acontecer ainda no dia 1º de fevereiro. Posteriormente, as datas seguirão o final do cartão de benefício, de acordo com o número que aparece antes do traço. O cronograma completo já foi divulgado e pode ser consultado através do site do INSS.
Segundo o publicado, quando se fala sobre os pensionistas e os aposentados que recebem exatamente um salário mínimo como valor do benefício, o piso também passará por um aumento no ano de 2022. Nesse sentido, estima-se que ele será de 10,18%. A quantia em questão deve ser definida pelos reajustes do salário mínimo, cujos valores o Governo Federal já chegou a anunciar. De encontro ao que foi citado, vale citar que o salário mínimo passará de R$ 1,1 mil para R$ 1,2 mil.
As datas de pagamento também foram divulgadas e estão disponíveis através do site do INSS, podendo ser consultadas por qualquer pessoa.
Vale ressaltar que o reajuste do salário mínimo vai influenciar diretamente todos os beneficiários do INSS para além dos citados. Nesse sentido, vale destacar o abono do PIS/Pasep, além da pensão por morte, do Benefício de Prestação continuada, do salário maternidade, do seguro desemprego, do auxílio reclusão e da pensão por morte. Logo, todas essas categorias devem passar por aumentos no futuro próximo, mas essas questões ainda não foram divulgadas ou confirmadas pelos órgãos competentes, de forma que é preciso esperar maiores informações sobre essas questões. Entretanto, as notícias em questão representam perspectivas positivas para os beneficiários do INSS de uma forma geral, visto que o aumento do teto é benéfico para todos e não apenas para categorias específicas.
Amanda Guimarães Faria
O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais
No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais
Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais
A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais
Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies