Os profissionais auxiliares de enfermagem vão ter o adicional de insalubridade calculado tendo em vista o salário básico. Essa alteração da base de cálculo para o salário mínimo deve implicar em mudanças de contrato que serão lesivas.
A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que o salário básico dos auxiliares de enfermagem que trabalham na Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe sirva como base para o cálculo das variações do adicional de insalubridade. Era recebida uma parcela em um grau médio, porém, graças à justiça, obteve o direito de receber uma quantia em grau máximo. Tendo isso em vista, apesar de o Supremo Tribunal Federal -STF – ter estabelecido esse cálculo sobre o salário mínimo, foi entendido pelo colegiado que, como anteriormente a base do cálculo era o salário básico, nesse caso, adotar o salário mínimo traria implicação contratual lesiva, sendo algo que a lei não permite.
Tudo começou com a reclamação trabalhista de uma auxiliar de enfermagem que realizou o pedido de mudança do adicional de insalubridade de grau médio, que corresponde a 20%, para o grau máximo que corresponde a 40%. O seu argumento, muito válido por sinal, alegou estar exposta ao contágio de inúmeras doenças. No entanto, o pedido não foi bem visto e nem acatado pela fundação hospitalar, que afirmou que o pedido era indevido, uma vez que a funcionária não estava exercendo a sua atividade laboral nas áreas de isolamento.
Mas o caso teve reviravoltas e à princípio, tomando como base uma prova pericial, o juízo da Vara de Trabalho da cidade de Propriá, em Sergipe, julgou como válido o pedido, determinado assim que o adicional de 40% começasse a incidir sobre o salário básico da funcionária, tomando como base de cálculo a mesma que FHS já empregava. No entanto, a fundação afirmou que incidência do percentual tinha que ser sobre o salário mínimo, recorrendo à decisão do juízo. Dessa forma, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região de Sergipe aceitou a tese alegada pela defesa e junto com o fundamento do STF decidiu que o cálculo se baseasse no salário mínimo, estabelecendo esse parâmetro de contagem.
O ministro Mauricio Godinho Delgado, que foi o relator de revista da auxiliar de enfermagem, percebeu que não havendo lei para regular a base do cálculo da parcela, fica evidente que o processo de apuração permanece sendo o salário mínimo. Nesse caso, entretanto, a Fundação Hospitalar de Sergipe pagava o adicional de insalubridade tendo o salário-base da auxiliar de enfermagem. Sendo assim, concluiu-se que nesse caso, a mudança de base de cálculo iria violar um artigo, que proibe a mudança contratual lesiva, com a percepção que a condição de antes era mais favorável à trabalhadora, e decorria da instituição empregadora que aderiu esse parâmetro e estabeleceu no contrato de trabalho. Essa decisão foi decidida de forma unânime pelo Tribunal.
Para quem não sabe, o Tribunal Regional do Trabalho possui um corpo formado por oito turmas, sendo que cada uma delas é formada por três ministros. Eles têm inúmeras funções, sendo algumas delas: analisar, recursos de revista, recursos ordinários em ação de cautela, agravos, agravos regimentais, e agravos de instrumento. Em algumas situações, mesmo as turmas chegando a decisões unânimes, a parte interessada ainda pode ter direito à recorrer à Subsecção I Especializada em Dissídios Individuais – SDI-1.
O caso que aconteceu em Propiá, no estado de Sergipe, ilustra bem o que acontece em hospitais de todo o país, em que os funcionários encontram-se expostos à riscos para executar atividades básicas, visando o mínimo do cuidado humano, e mesmo assim são esquecidos pela sociedade, recendo remunerações que estão à margem do que realmente deveria ser.
Sirlene Fátima Oliveira Justo
O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais
No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais
Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais
A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais
Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies