PIX – O que é, Como Funciona



O PIX é uma nova ferramenta de pagamento rápida e prática.

Se você é do time das pessoas que andam sempre muito bem informadas sobre os meios de pagamento e transferências bancárias, já deve ter ouvido falar da nova ferramenta de pagamentoPIX, que chegou no Brasil recentemente e promete fazer sucesso.

A nova ferramenta de pagamento promete ser superior as que atualmente são usadas por nós, que são as DOC’s e TED’s. Neste artigo vamos te mostrar as diferenças que o Pix trará para o Brasil, e como e quais serão as vantagens.



Uma das características mais importantes da nova modalidade é o pagamento de contas no mesmo instante que você solicitá-lo, ou seja, pagamentos que anteriormente demorariam um ou dois dias úteis para serem validadas, com o Pix, serão feitas na hora.

Os horários de funcionamento também são diferenciados, nas outras ferramentas de pagamento, aos fins de semana ou após certos horários, o pagamento teria que ser agendado para o próximo dia útil, e em horários específicos. Já com o Pix não, ele funcionará 24 horas por dia, e também aos fins de semana, tanto sábado quanto domingo. Os feriados também são inclusos, se você quiser fazer um pagamento e for feriado, ele será creditado na hora da mesma forma, como se fosse um dia comum. Essas vantagens pouparão muito o seu tempo, custará menos, e ainda assim será um serviço de muita qualidade.



Como se cadastrar

Para começar a usufruir esse novo recurso, você precisará se cadastrar. Isso terá que ser feito por meio dos bancos que você usa e possui conta.

O cadastramento é feito por meio de uma chave, que poderá ser seu número de CPF, CNPJ, número de celular, e-mail ou caso você prefira, uma chave aleatória, criada pelo próprio Pix. Você pode fazer esse cadastramento pelo aplicativo do seu banco, ou caso não tenha, o site oficial.

Leia também:  Fundo de Garantia (FGTS) poderá ser Usado para Pagar Pensão Alimentícia

Assim como todo cadastramento, o Pix vai solicitar que você confirme seus dados, ou seja, se você colocar um número de telefone “x” como chave, terá que confirmar que este número é de fato usado por você. No caso citado anteriormente, o usuário receberá um código de confirmação via SMS, que deverá ser digitado no aplicativo ou site onde você está se cadastrando.

O Banco Central destaca que todos os usuários que tenham a intenção de se cadastrar no Pix, fique muito atento a possíveis golpes, e que a confirmação dos seus dados não será feita por link via sms, e nem contato por ligação, então caso se depare com coisas como essa, desconsidere.

Como usar

Após fazer o cadastramento, quando você for realizar o pagamento para outra pessoa, será necessário apenas informar a chave Pix de quem vai receber o pagamento, e não dados da conta ou nome completo, como eram feitas anteriormente. Assim como dissemos anteriormente, esses pagamentos poderão ser feitos a qualquer momento do dia, e em qualquer dia da semana, e levam o tempo de apenas 10 segundos para serem creditadas.

Caso você possua mais de uma conta em bancos diferentes, em cada banco, terá que cadastrar uma chave Pix. Por pessoa, o limite é de até 5 chaves diferentes, para pessoas nas quais as contas são como do tipo pessoa física. Cada chave que você cadastradas servirá para apenas uma conta, isso quer dizer que, se você tiver uma conta na Caixa, por exemplo, e fazer o cadastro de uma chave Pix usando o seu e-mail, não poderá usá-lo novamente caso for cadastrar outra chave na sua conta do Itaú.

Leia também:  Consumo do brasileiro está mais consciente

As transferências entre pessoas físicas ou pagamento de contas de também pessoas físicas para outras empresas serão 100% gratuitas. Para pessoas que possuem o MEI aberto (Microempreendedores) terão as suas transferências também sem custo algum, mas vendas comerciais poderão ter uma cobrança.

Na questão da segurança, pode ficar tranquilo. Seus dados e seu dinheiro estarão seguros. Neste ano, ainda não teremos a opção de saque pelo Pix, mas no próximo a promessa é de que, será adicionada essa opção, podendo sacar o seu dinheiro em lojas e ambientes comerciais cadastrados no Pix.

Agora que você já sabe tudo sobre essa novidade, cadastre-se, e faça tudo de forma mais rápida e fácil.

Por Beatriz Pierini

Pix

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *