Previsão para o 14º salário do INSS – quando será pago?

Mesmo com a notícia de que o projeto de lei que dispõe sobre o pagamento extra aos brasileiros segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social ter sido finalizado, o fato, é que os pensionistas e aposentados do INSS devem tomar cuidado e ter muita atenção para a refazer as contas, não incluindo a 14° parcela.

Isso, porque, muito dificilmente a pauta será aprovada e entrará em vigor ainda em 2020. Há vários fatores que interferem nesse aspecto. Por exemplo, o ano já está próximo do fim, além disso, o texto precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Por fim, ainda deve ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Saiba mais sobre esse assunto nos próximos tópicos.

Sobre o projeto de lei

Inicialmente, o plano era de que o projeto de lei sobre o 14° salário do INSS teria validade apenas para o ano corrente. A proposta tomou forma via a Ideia Legislativa de n° 127.741, cujo autor foi o advogado Sandro Gonçalves. Já como relator na comissão de análise está o senador Paulo Paim.

No final do mês de junho Paim aprovou a medida e, já naquela ocasião, fez questão de ressaltar que o 14° era medida que poderia ser implantada como de importância humanitária.

Segundo consta nesse novo projeto, todos os brasileiros pensionistas e aposentados pelo INSS poderiam receber valores de até dois salários mínimos, mas sempre de acordo com o valor da aposentadoria.

Possíveis datas de pagamento

O próprio projeto já indicava que o pagamento da parcela referentes ao 14° salário seriam pagas já no final de 2020 (dezembro) e de 2021. Por outro lado, como apontamos no início, em decorrência dos processos necessários para a aprovação desse recurso financeiro o cronograma deverá ser alterado, uma vez que já não é mais possível considerar 2020.

Além disso, o governo aponta que o auxílio emergencial fez com que a dívida pública do Brasil aumentasse significativamente. Mais um fator que empurra a aprovação e autorização para o 14° salário para o ano que vem.

Benefícios do 14° salários aos aposentados e pensionistas

Se o projeto avançar e, de fato, chegar a ser aprovado, ele poderá constituir uma excelente fonte de auxílio para que essa categoria de brasileiros tenha suporte. É importante considerar que sempre que os aposentados entram em qualquer debate existe um fator adicional que precisa ser avaliado: no Brasil, eles são a única fonte de renda de milhões de famílias. Lembrando que devido à pandemia, o papel dos aposentados e pensionistas tornou-se ainda mais relevante na composição familiar.

Partindo desse ponto de análise, é muito provável que essas pessoas usem o 14° salário como um recurso para despesas fundamentais, como a alimentação, saúde e o pagamento de contas atrasadas.

Claro, existem os aposentados que poderão guardar esse dinheiro ou usá-lo até mesmo para o lazer, dada as condições e recursos que possuem — ou pelas finanças não terem sido prejudicadas com a pandemia. Porém, a extensa maioria tem como objetivo as despesas citadas anteriormente.

Para além do campo pessoal dos aposentados, outro importante benefício da possibilidade de um 14° salário é que mais dinheiro estaria em circulação. Como representam um importante grupo social, os mais diversos seguimentos comerciais poderiam receber um alento momentâneo.

De acordo com as últimas informações, o texto do projeto de lei para 14° salário para pensionistas e aposentados segue em avaliação pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Ainda não há nenhuma previsão sobre quando será aceito pela Câmara e, posteriormente pela presidência da república.

Por fim, é importante destacar que o adiantamento do 13° salário para a primeira parte do ano, já indicava que medidas para amenizar a situação deveriam surgir no segundo semestre. Mas tudo aponta que qualquer iniciativa fique para o próximo ano.

Por Denisson Soares

Posts Recentes

Como Negociar um Aumento Salarial: Dicas e Estratégias Eficazes

O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais

Como declarar doações no Imposto de Renda 2023?

No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais

Os ovos de Páscoa mais caros de 2023

Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais

O que é a partícula de Deus e para que serve?

A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais

O descrédito do crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais

Como conseguir o informe de rendimentos do NuBank

Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies