Concurso Bombeiros MG 2021 – Inscrições, Vagas



O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais irá contratar, por meio de um Concurso Público, 30 novos profissionais para o Curso de Formação de Oficiais.

Novos editais de concurso estão oficialmente abertos.

São dois documentos publicados por meio da Fundação de Desenvolvimento em Pesquisa, FUNDEP. Trata-se do certame que fará ingressar novos servidores em Cursos de Formação de Oficiais e no Quadro de Oficiais da Saúde Bombeiro Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. O processo seletivo se dará no início de 2021.



O edital nº 1 (2020), dispõe de 30 postos, dos quais 27 reservados aos futuros candidatos homens, e três postos para as candidatas mulheres, destinados ao Curso de Formação de Oficiais. A função de cadete, ao longo do período do curso profissionalizante, será remunerada em 6.519 reais.

Os requisitos básicos para ingressar no Corpo de Bombeiros Militar, Estado de Minas Gerais são os seguintes:

– Ser cidadão brasileiro, nascido em território nacional. Apresentar a necessária idoneidade moral e a quitação com os deveres eleitorais e militares;



– Estar em idade entre 18 e 30 anos, até a dada do cadastro no curso, dia 2 do mês de agosto de 2021;

– Possuir diploma de ensino médio completo;

– Possuir altura mínima de 1,60 metros;

– Possuir a necessária aptidão física;

– Passar nos testes: psicológico e toxicológico;

– É proibido ao candidato possuir qualquer tatuagem visível, mesmo com a utilização dos uniformes, que contenha significado contrário aos princípios das atividades de bombeiro militar;

– Apresentar histórico de bom comportamento, em conformidade com o Regulamento Disciplinar, em alguma instituição militar estadual ou órgão das Forças Armadas;

Leia também:  Valor do Salário Mínimo em 2017 deverá ser de R$ 946

– Não possuir histórico de exoneração ou demissão na PMMG ou no CBMMG, de acordo com a lei específica.

O documento de edital nº 2 (2020) dispõe de 10 postos destinados ao Quadro de Oficiais da Saúde Bombeiro Militar, dos quais nove estão reservados ao setor área de Medicina, abrangendo as seguintes áreas: Psiquiatria, uma vaga; de Otorrinolaringologia, uma vaga; de Pneumologia, uma vaga; de Medicina de Emergência, com uma vaga; de Cirurgia de Tórax, uma vaga e na área de Clínica Médica, quatro postos. A vaga restante será lotada no departamento de Fisioterapia. Os servidores em formação, aqui, receberão salário inicial de 5.014 reais.

Requisitos para ingressar neste Quadro de Oficiais de Saúde Bombeiro Militar:

– Ser cidadão brasileiro, nascido em território nacional; apresentar e necessária idoneidade moral; estar em dia com os deveres eleitorais e militares; estar em idade entre 18 e 35 anos até ingresso efetivo, no mês de dezembro de 2021;

– Possuir diploma de graduação superior compatível com a modalidade profissional para a qual se inscreveu.

– Com relação ao setor médico, cada candidato deverá apresentar certificado de conclusão em Pós-graduação (lato sensu) em grau de especialização e o devido registro no CRM, com histórico de residência médica e o título de especialização devidamente reconhecido no MEC e pelo respectivo Conselho Federal ou pelo setor responsável sobre o controle desta categoria, na especialidade pretendida.

O período de inscrição inicia no dia 22 do mês de novembro e finaliza no dia 21 de dezembro de 2020, via internet, acessando o link: www.gestaodeconcurso.com.br. A taxa de inscrição está dividida em dois valores, conforme o edital: 180 reais para candidatos ao Curso de Formação de Oficiais. 200 reais para os candidatos ao curso de Oficiais da Saúde.

Leia também:  Investimentos em Saúde no Brasil e no Mundo

Todos os futuros candidatos que não dispõem de acesso à rede internet poderão se dirigir, ao longo do prazo de inscrições, aos endereços indicados nos dois editais, entre segunda e sexta-feira. Os horários de atendimento são: entre as 9h e 12h. Entre 13h e 16h.

Os cadernos de provas objetivas serão ministrados no dia 10 do mês de janeiro de 2021, período vespertino. A divulgação das salas e turmas se dará a partir do dia 5 de janeiro por meio do site oficial da banca organizadora www.bombeiros.mg.gov.br.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *