Aplicativo Caixa Tem: solução de problemas



Saiba como resolver os problemas mais comuns no aplicativo Caixa Tem.

O aplicativo Caixa tem, criado pelo governo federal em parceria com o banco caixa, desde sua implementação tem causado muitos transtornos aos usuários. O sistema cujo intuito é levar assistência a famílias de baixa renda, para se manterem financeiramente durante o momento de pandemia, e a opção de saque antecipado do FGTS, tem causado falhas e demora no acesso.

Algumas pessoas, por não conseguirem acessar o aplicativo, estão se deslocando até as agencias bancárias na tentativa de conseguirem receber o auxilio. Com isso a população enfrenta longas filas nas agências, demora no atendimento e em certos casos, o individuo tem que retornar a agência para nova tentativa de recebimento.



Alguns problemas que o aplicativo apresenta, podem ser resolvidos pelo próprio sistema da caixa ou pelas configurações do seu celular. Veja até o final da matéria, algumas ações práticas que podem solucionar os problemas mais comuns no aplicativo.

Função geral do aplicativo Caixa Tem

Antes de alterar as configurações e tentar solucionar possíveis falhas que você vem encontrando em seu aplicativo, primeiramente é preciso compreender como é o seu funcionamento. O aplicativo criado pela Caixa permite aos usuários o recebimento de valores enviados a sua conta poupança digital. A ferramenta disponibiliza que o individuo realize saque, transferências, pagamento de boletos e ainda conta com a opção de dados de um cartão de débito virtual. Atualmente duas ordens de pagamento estão sendo feitas pelo aplicativo: auxilio emergencial e saque emergencial de FGTS.



Possíveis falhas do app Caixa Tem

Um dos problemas mais relatados entre os usuários é a mensagem de erro no número do celular. Nesta situação, o usuário deverá comparecer até uma agencia da caixa econômica federal de posse de documentos de identificação e solicitar no atendimento a alteração do número de telefone. Infelizmente, este tipo de procedimento somente pode ser realizado pessoalmente na agencia, pois o número de celular é o único meio de comunicação entre o banco e o usuário, é por ele que são informados códigos de acesso do sistema por mensagem de texto.

Leia também:  Contas de luz ficarão mais altas a partir de 2 de março

Se o seu caso é perda do e-mail ou mudança de senha, também deverá realizar a solicitação de alteração pessoalmente na agencia bancária, de posse do seu documento de identificação. A senha, por exemplo, é a permissão que o usuário possui para realizar toda a movimentação da sua conta. Tome cuidado ao se conectar e acessar sites duvidosos que prometem solucionar problemas no aplicativo e que possam solicitar os seus dados da conta poupança digital, para cair em golpes e fraudes.

Quando o aplicativo fica travando ou as filas de esperam passam de 1 hora, o ideal é desinstalar o aplicativo do seu celular, atualizar o celular e instalá-lo novamente. Em dias de pagamento é bastante comum o sistema fique com sobrecarga de usuários na rede, podendo acarretar um tempo de espera acima do normal. Alguns cidadãos já registraram tempo de espera acima de 2 horas, o ideal é que nestas datas em específico você usar o aplicativo fora do horário de pico, que geralmente é entre 08:00 as 20:00 hs.

Em alguns aplicativos aparece a mensagem de documento não reconhecido. Esta mensagem é ocasionada geralmente, por alguma falha de cadastro. Verifique se todos os dados relatados na sua inscrição do aplicativo estão corretos, caso haja algum erro, será necessário comparecer pessoal a uma agencia da caixa.

Pagamentos de boletos no aplicativo também tem sido motivo de queixas quanto ao sistema operacional da ferramenta. O primeiro passo é conferir se os dados do código de barras foram digitados corretamente. É comum ao utilizar a função copiar e colar no celular, trocar ou deixar de inserir algum dígito, basta revisar as informações e digitar novamente. Caso o problema persista, tente desconectar do aplicativo e entrar novamente.

Leia também:  Marca Nossa Caixa ainda não tem data prevista para sua extinção

Se você usa o aplicativo para transferências e tem enfrentado alguns problemas, devemos lembrar que o sistema possui datas especificas para transferência. Ou seja, o valor pode já estar disponível na conta bancária apenas para pagamento de boletos e uso do cartão de crédito virtual, a possibilidade de saques e transferências possui datas diferentes ao da disponibilidade do valor na conta. Sempre que for realizar as transferências, conferir corretamente os dados bancários do usuário que irá receber.

Texto de Adriana Silva Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *