Na próxima terça-feira, dia 21 de abril, é feriado nacional derivado de Tiradentes. Porém, muitas cidades estão estabelecendo ponto facultativo, haja vista que a economia já está praticamente toda parada devido à quarentena decorrente do novo coronavírus (COVID-19).
O dia 21 de abril também é conhecido como Dia da Inconfidência Mineira, e que visa homenagear Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), no dia de sua execução no ano de 1792, e que se tornou feriado nacional na década de 60 (em 1965) pelo marechal Castelo Branco. Tiradentes era dentista de profissão, mas também um intenso ativista político, além de tropeiro, militar e minerador, e hoje é considerado Patrono Cívico do Brasil, um herói nacional.
Em 2020, com a pandemia do vírus chinês, muitas cidades estão completamente em quarentena, muitas operando apenas com serviços essenciais. Dessa forma, o que muda em sua cidade com o feriado de Tiradentes? Provavelmente a resposta mais provável seria “nada” ou “quase nada”. E é exatamente isso que ocorrerá.
No Estado do Piauí, por exemplo, tanto o Governo quanto a prefeitura da capital (Teresina) decretaram ponto facultativo. Em Campo Grande (MS), o Detran suspenderá o atendimento ao público por dois dias. Mais para o sul do país, em Tubarão (SC) o comércio funcionará normalmente.
Já em outras cidades, o feriado foi antecipado para a segunda-feira, dia 20, como é o caso de Hortolândia, interior de São Paulo.
Em termos de volume de comércio muita pouca coisa irá mudar. Muitos municípios estarão em quarentena até o final do mês de abril, ou seja, a atividade econômica ainda ficará pífia até lá.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?