Cartão Caixa Simples para Aposentados e Pensionistas





O novo cartão de crédito Caixa Simples é destinado a aposentados e pensionistas, não tem anuidade e o pagamento da fatura é feito diretamente pela folha de pagamento.

A onda dos cartões consignados parece ter caído no gosto das instituições financeiras. A mais nova empresa a entrar neste ramo é o banco estatal Caixa, que parece sentir a migração dos aposentados e pensionistas para outros locais. Hora de conferir um pouco de como funciona este novo dinheiro de plástico:

Chamado de Cartão Caixa Simples, o plástico tem a cor verde e leva o seu nome na parte superior. De bandeira ELO, as cores da bandeira nacional foram retratadas de forma tímida, mas estão presentes. Destaca-se uma faixa amarela abaixo do nome do portador do cartão, uma jogada interessante da Caixa.




Para entregar o cartão aos aposentados e pensionistas do INSS, a Caixa segue a tradicional receita: não exige comprovação nos órgãos de proteção ao crédito quando falamos de cartões consignados. Como o pagamento mínimo já é reservado na conta do beneficiário, o banco não corre riscos. O desconto vem direto da fonte pagadora. A Caixa ressalta que ele tem as mesmas funções que um cartão tradicional, com a vantagem que ele já é internacional, usando a bandeira Discovery em outros países. O limite de idade para a obtenção deste cartão é até 75 anos. Com isso, o cliente pode realizar compras parceladas pela internet ou em lojas físicas.

Leia também:  Declaração do IRPF 2019 - Prazo

Segundo a Caixa, cinco por cento de toda a margem é reservada para o pagamento mínimo do cartão, quando o mesmo é usado. Para quem não quer usar e apenas sacar o dinheiro, 95 por cento do limite pode ser optado pelo depósito em conta. Assim como os outros cartões, a Caixa não cobra anuidade, bastando apenas o pagamento da taxa para emissão do cartão de crédito.


Outras vantagens citadas pelo banco estatal é a ausência na consulta aos órgãos de proteção, o serviço de checkup na residência, com direito a revisões elétricas e hidráulicas, instalação de prateleiras, limpeza de caixa d´agua, entre outros. Este serviço pode ser solicitado três vezes durante o ano. Esta ideia de oferecer os serviços básicos como limpeza de ralos, fixação de quadros, reparo de linha branca e limpeza, por exemplo, vem bem a calhar para idosos ou pessoas que já possuem idades avançadas. Além disto, outro benefício é o clube de descontos da bandeira ELO, com valores reduzidos em diversos estabelecimentos.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo em 2020

Contratação

Para manifestar interesse e contratar o produto, é bastante simples, porém requer que haja o deslocamento até uma agencia da Caixa, seguindo na contramão dos outros cartões que possibilitam a contratação online.

Diante disso, o titular do benefício deve estar de posse dos seus documentos pessoais, como o RG, CPF, comprovante de residência e um extrato do benefício. Pessoas beneficiárias do INSS com menos de 75 anos já podem pedir o produto.

Outros produtos consignados da CAIXA para o cidadão

A Caixa também oferece o empréstimo consignado. Ele é uma alternativa ao cartão de crédito mencionado acima. O produto também está disponível para funcionários onde o banco estatal possui convênio. Nesta modalidade, não é exigida a presença de um avalista, já que as parcelas são descontadas diretamente do benefício. O valor liberado dependerá da margem disponível no ato da contratação, isto é, o quanto possível é de o beneficiário tomar um valor sem comprometer o orçamento.

Leia também:  Tabela de Pagamento do INSS 2019 - Divulgação em Breve

Segundo a Caixa, a contratação e a liberação do dinheiro acontecem de forma rápida, sendo que existem algumas exigências: o benefício do INSS deve ser permanente e autorizado pelo instituto para a obtenção do crédito; a empresa deve ser conveniada junto a Caixa no caso dos funcionários privados e assim que assinado os papéis, o dinheiro é liberado apenas após a averbação por parte do instituto pagador, no caso aos aposentados e pensionistas como benefício permanente, do INSS.

Por Leandrinho de Souza

Cartão Caixa Simples