Cartão de Crédito para Autônomos – Como fazer





Saiba como solicitar um cartão de crédito sendo autônomo.

Para conseguir um cartão de crédito como profissional autônomo não existe muita diferença para um profissional assalariado com registro em carteira, ou aposentado e pensionista, por exemplo. Nestes casos, como os assalariados, apresentam o comprovante de rendimento, como o holerite.

O que diferencia um profissional autônomo dos demais para conseguir o crédito no cartão é a forma como comprova a sua renda. É importante que tenha uma movimentação financeira, que receba uma renda e que seja suficiente para obter o cartão de crédito.




Entre os exemplos, temos os bancos digitais que normalmente se baseiam na movimentação financeira na hora de liberar o crédito. Como é de praxe, é liberado conforme as analises de crédito, como consultas no SPC e Serasa e o Score de crédito, que mede se as contas foram pagas em dia.

Como autônomos conseguem comprovar renda para obter cartão de crédito

É certo que para os profissionais autônomos a comprovação de renda é uma das principais dificuldades na hora de conseguir o crédito. Destacamos como facilitar o caminho para esses profissionais e obter o sem a necessidade de comprovar a renda da forma tradicional, já que estes não recebem o holerite todos os meses para comprovar seu salário.

Leia também:  Cartão de Crédito Senff - Como Solicitar, Anuidade, Limite

Caso seja cliente de alguma instituição financeira ou algum banco, uma das formas de comprovar a renda é possível a partir do seu próprio extrato onde realiza as movimentações. E ainda, se a solicitação do cartão for no mesmo banco em que tem conta poderá ver com o gerente para utilizar as suas movimentações financeiras, tal como a entrada e saída de dinheiro, para utilizar como comprovação de renda compatível para obter o crédito que deseja. Alguns bancos aceitam essa comprovação não somente para cartão de crédito, mas também para outros tipos de serviços e crédito, como cheque especial, empréstimos e crédito especial automático.

Caso as movimentações forem muito baixas poderá solicitar um cartão com limite mais baixo e com o tempo pode ter esse limite aumentado, conforme for movimentando e tendo histórico de pagamentos e gastos.

Leia também:  Cartão de Crédito Saraiva - Como Fazer, Benefícios

Comprovar com movimentações em outras instituições

Se o cartão de crédito for em uma instituição financeira ou banco diferente que tem conta, o histórico das suas movimentações poderá ser também utilizado para comprovar a renda. No entanto, dependendo do banco poderá ser ou não fáceis de serem aceitos. Uma dica é abrir uma conta na instituição que deseja obter o cartão de crédito. Outra dica é procurar os bancos digitais para abertura de contas, já que oferecem aos seus clientes cartão de crédito sem a necessidade de comprovar renda. Neste caso seria necessário abrir a conta e fazer um histórico de movimentações financeiras.

Score de crédito

Algumas instituições de crédito e bancos utilizam da consulta do score para fazer a liberação de cartões de crédito aos clientes. O Score é baseado na disciplina financeira, como a abertura de crédito e se paga as contas em dia e, conforme uma disciplina financeira positiva, esse score vai aumentando. A consulta do Score pode ser feita no site ou aplicativos do Serasa.

Leia também:  Cartão Zuum Vivo MasterCard - Como fazer, Vantagens

Imposto de Renda como comprovante de renda

A declaração de Imposto de Renda pode também ajudar como comprovante de renda para instituições financeiras e banco. Isso mesmo que não pague o imposto e esteja na faixa de isenção. Caso não faça a declaração, poderá procurar o seu contador e realize a declaração mesmo estando dentro da faixa de isenção. Alguns bancos liberam o cartão de crédito para profissionais não correntistas com a comprovação de renda pela declaração do imposto de renda.

Decore como comprovante de renda

A Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) é um documento emitido pelo contador e também é aceito como comprovante de renda na maioria das transações financeiras do mercado, inclusive na obtenção de limite para um cartão de crédito.

Por Adoniran Peres

Cartão para autônomos