Pagamento do PIS-PASEP – Nascidos em Março e Abril



Saiba aqui mais informações sobre o pagamento do PIS-Pasep (Ano Base 2016) para nascidos nos meses de março e abril.

Quem nasceu entre os meses de março e abril e que trabalhou de forma remunerada no ano de 2016 já pode sacar o seu abono salarial do PIS. Os saldos foram disponibilizados para saque a partir desta quinta-feira, dia 22 do mês de fevereiro. Se você já sabe que possui direito ao abono, não deixe de realizar o saque, pois o prazo final é na data de 29 de junho de 2018.

É isso mesmo, o saque para o abono salarial do PIS, cujo ano base é 2016, já está liberado para quem possui o direito e nasceu nos meses de março e abril.



Têm direito ao abono pessoas que no ano de 2016 prestaram serviços com a carteira registrada por um período mínimo de 30 dias, sendo que não é necessário que eles tenham sido consecutivos. Além disso, o trabalhador no período em que trabalhou não pode ter recebido uma remuneração superior a dois salários mínimos brasileiros vigentes no ano. Outro ponto importante é que para ter direito ao abono o trabalhador precisa possuir inscrição no programa pelo período mínimo de 5 anos.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2019 - Previsão do Governo

Assim, respondendo a todos esses requisitos, o trabalhador está apto a receber o abono. Na verdade, o pagamento do PIS teve início no mês de julho do ano passado, assim, conforme o calendário, as pessoas que possuem direito vêm recebendo. Estamos no penúltimo pagamento do PIS de ano-base 2016, sendo o último pagamento previsto para ter início no dia 15 do mês de março e será para trabalhadores que nasceram nos meses de maio e junho.

É importante que todos os saques sejam realizados até o dia 29 do mês de junho, pois a partir desta data todo o valor que restar nos cofres públicos será transferido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e será usado para outros fins que estejam relacionados ao direito dos trabalhadores. Por isso, quem não sacar seu dinheiro até esta data vai perder e não adiantará reivindicá-lo após esse dia.



Muitos brasileiros aguardam com grande expectativa a liberação dos pagamentos do PIS, pois é um dinheiro extra que chega para ajudar de forma positiva as famílias. Infelizmente, desde o ano de 2016, em decorrência de uma forte crise que se instalou na economia brasileira, muitos trabalhadores vieram a perder seus empregos, sendo que a maioria deles ainda não conseguiu uma nova oportunidade no mercado de trabalho e esse dinheiro vai ajudar muito. Além disso, não só os brasileiros são beneficiados com o PIS, toda economia brasileira ganha, pois ocorre uma movimentação extra de dinheiro que acelera as coisas no mercado como um todo, movimentando a economia.

Leia também:  Salário Mínimo 2019 - Nova previsão dada pelo Governo

Quem trabalhou no setor público também tem direito ao abono, porém, por meio do Pasep, que é o programa voltado para trabalhadores do setor público, porém, as regras são as mesmas. A única diferença está no fato de que o calendário de pagamento não considera as datas de nascimento dos trabalhadores, mas sim o último número da matrícula no programa. Assim, quem se inclui na lista do Pasep e tem o último número sendo 6 ou 7 pode também realizar o seu saque.

Somente nesta etapa de pagamento dos benefícios serão injetados na economia brasileira um total de 2,60 bilhões de reais, que será pago para mais de 3,7 milhões de trabalhadores brasileiros.

Leia também:  Salário Mínimo 2018 - Valor

Nesse sentido, se você já sabe que possui direito ao saque do abono salarial do PIS, não deixe para a última hora, quando as agências tendem a estar mais cheias e pode haver uma demora em decorrência das filas.

Mas o que mais importa é não deixar de realizar o saque até o dia 29 do mês de junho. Trabalhador, não perca o seu direito.

Ana Paula