Dinheiro das Contas Inativas do FGTS – Transferência para outros bancos



  

Quem tem direito a receber o dinheiro das contas inativas do FGTS pode solicitar junto à Caixa, gratuitamente, a transferência eletrônica para outro banco.

A Caixa Econômica Federal anunciou na última terça-feira, dia 14 de fevereiro, mais uma medida que busca facilitar o acesso, por parte dos trabalhadores, aos recursos que estão disponíveis para saque em contas inativas do FGTS. Isso porque os beneficiados que possuírem conta corrente ou poupança em algum outro banco irão poder solicitar, gratuitamente, a transferência eletrônica do dinheiro.

Quem quiser utilizar do recurso, precisa fazer o pedido pessoalmente em um dos caixas, logo que o for liberar o seu saldo. Para valores de no máximo R$ 10 mil, a transferência é possível apenas com a apresentação da carteira de identidade. Acima do valor citado, ainda é preciso apresentar a carteira de trabalho ou comprovante de rescisão de contrato de trabalho que está vinculado à conta inativa.

A medida foi tomada por motivos de segurança, principalmente para os trabalhadores que possuem grandes valores a serem sacados. Dessa forma, evita-se que as pessoas saiam das agências com quantias gigantescas de dinheiro em espécie, chamando a atenção de assaltantes.

Leia também:  Prazo final para pagamento do PIS/PASEP é no dia 31 de agosto

Quem não for correntista da Caixa Econômica ou de qualquer outro banco, bem como não possui o Cartão Cidadão, poderá sacar o seu saldo do FGTS, em espécie, diretamente em uma das agências.

Para quem preferir abrir uma conta corrente ou conta poupança na Caixa, precisa fazê-lo antecipadamente à abertura da temporada dos saques, acontecendo esse na data de 10 de março. Com isso, os recursos serão automaticamente depositados, na opção da poupança, e de forma simplificada, no caso de conta corrente.





Com isso, facilita-se todo o procedimento e o acesso ao saldo do FGTS inativo aos correntistas da Caixa. Quem possuir conta corrente no banco, tanto titular como conjunta, precisará autorizar a Caixa para a realização do depósito. Já aqueles que possuírem a poupança, esse procedimento não será necessário, pelo fato de que o depósito será feito no ato da liberação.

Leia também:  Como sacar o FGTS e o abono salarial durante a greve dos bancários

E quem possuir o Cartão Cidadão e tiver saldo de até R$ 3 mil para sacar, poderá realizá-lo em qualquer agência Caixa, tanto em canais parceiros do banco, como é o caso das lotéricas e dos correspondentes bancários, como de atendimento que são próprios para isso. Para quantias acima do valor citado, somente serão possíveis os saques em agências.

Quem tiver alguma dúvida sobre a medida adotada, maiores esclarecimentos poderão ser realizados por um telefone disponibilizado para isso, o 0800-726-2017. Além disso, ainda podem sanadas pelo site www.caixa.gov.br/contasinativas ou diretamente em uma agência.

Por Kellen Kunz

Bancos