Saque do FGTS de Contas Inativas



  

Atualização: o governo divulgou que o saque poderá ser feito a partir de março de 2017. O cronograma seguirá o aniversário de cada trabalhador e pode haver limites para saques em contas com saldo maior.

Entenda aqui como funciona e quem tem direito de sacar o FGTS de contas inativas.

O governo da União fez um anúncio na quinta-feira, dia 22, de algumas medidas com o intuito de estimular a economia interna. Mais de dez milhões de trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que se encontrava bloqueado em contas do FGTS, somente as inativas. O valor total pode bater os R$ 30 bilhões.

O presidente Michel Temer anunciou a medida durante um café da manhã no Palácio do Planalto. O governo pretende injetar R$ 30 bilhões na economia interna. O trabalhador terá o direito de realizar o saque do dinheiro de suas contas inativas do FGTS e utilizar da forma que preferir.

Segundo o Governo tal medida não irá trazer riscos para os setores que fazem uso do dinheiro do FGTS, como mobilidade urbana, saneamento e habitação, por exemplo. De acordo com Temer é a injeção de recursos que vai movimentar e vai mobilizar a economia e conforme os cálculos realizados pelo Planejamento, o valor corresponde a aproximadamente 0,5% do PIB do país.

Leia também:  Saque do FGTS Inativo poderá ser feito no Final de Semana

Até o momento, o trabalhador que tinha saído de um emprego por meio de um pedido demissão só podia realizar o saque do valor do Fundo de Garantia depois de três anos sem estar empregado com carteira assinada. Tal prazo não existirá mais para os que pediram demissão até o dia 31 de dezembro de 2015.





A partir de agora, o trabalhador poderá sacar seu Fundo de Garantia mesmo que já se encontre registrado em um outro emprego. Porém, lembre-se que o trabalhador não terá o direito de sacar o FTGS de uma conta que se encontre ativa, isto é, com dinheiro sendo depositado pelo empregador atualmente. Não tem direito ao beneficio também os que pediram demissão no ano de 2016.

Leia também:  Salário Mínimo Regional Rio Grande do Sul 2017

Não terá limite para saque destas contas inativas e poderá ser retirado o valor integral. Boa parte das contas, que hoje estão inativas no Brasil, 86%, possuem saldo de cerca de um salário mínimo.

São diversas as formas para descobrir quais contas estão inativas e também qual o saldo disponível nelas. Pode-se fazer o download do aplicativo do FGTS em seu celular. Então depois de instalado, é necessário informar o NIS/PIS, que é a inscrição social. Esse número pode ser encontrado no extrato do FGTS, Cartão do Cidadão ou na carteira de trabalho.

FILIPE R SILVA