O governo da União fez um anúncio na quinta-feira, dia 22, de algumas medidas com o intuito de estimular a economia interna. Mais de dez milhões de trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que se encontrava bloqueado em contas do FGTS, somente as inativas. O valor total pode bater os R$ 30 bilhões.
O presidente Michel Temer anunciou a medida durante um café da manhã no Palácio do Planalto. O governo pretende injetar R$ 30 bilhões na economia interna. O trabalhador terá o direito de realizar o saque do dinheiro de suas contas inativas do FGTS e utilizar da forma que preferir.
Segundo o Governo tal medida não irá trazer riscos para os setores que fazem uso do dinheiro do FGTS, como mobilidade urbana, saneamento e habitação, por exemplo. De acordo com Temer é a injeção de recursos que vai movimentar e vai mobilizar a economia e conforme os cálculos realizados pelo Planejamento, o valor corresponde a aproximadamente 0,5% do PIB do país.
Até o momento, o trabalhador que tinha saído de um emprego por meio de um pedido demissão só podia realizar o saque do valor do Fundo de Garantia depois de três anos sem estar empregado com carteira assinada. Tal prazo não existirá mais para os que pediram demissão até o dia 31 de dezembro de 2015.
A partir de agora, o trabalhador poderá sacar seu Fundo de Garantia mesmo que já se encontre registrado em um outro emprego. Porém, lembre-se que o trabalhador não terá o direito de sacar o FTGS de uma conta que se encontre ativa, isto é, com dinheiro sendo depositado pelo empregador atualmente. Não tem direito ao beneficio também os que pediram demissão no ano de 2016.
Não terá limite para saque destas contas inativas e poderá ser retirado o valor integral. Boa parte das contas, que hoje estão inativas no Brasil, 86%, possuem saldo de cerca de um salário mínimo.
São diversas as formas para descobrir quais contas estão inativas e também qual o saldo disponível nelas. Pode-se fazer o download do aplicativo do FGTS em seu celular. Então depois de instalado, é necessário informar o NIS/PIS, que é a inscrição social. Esse número pode ser encontrado no extrato do FGTS, Cartão do Cidadão ou na carteira de trabalho.
FILIPE R SILVA
O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais
No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais
Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais
A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais
Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies