Pagamento do Abono Salarial PIS PASEP para Nascidos em Setembro



  

Pagamento do Abono do PIS PASEP 2016/2017 para pessoas nascidas em setembro teve início em setembro de 2016.

Começou no dia 15 de setembro o Pagamento do PIS/Pasep do ano base 2016/2017 para as pessoas nascidas no mês de setembro.

Quem tiver direito ao saque do abono salarial PIS/Pasep poderá se dirigir à uma agência da Caixa Econômica, Banco do Brasil ou uma das centenas de Casas Lotéricas espalhadas pelo país. Segundo o Ministério do Trabalho, já é possível receber o benefício em conta corrente, caso o trabalhador esteja com seu cadastro organizado.

O novo calendário ano-base 2015 estará disponibilizando um total de R$ 14,8 bilhões. O governo federal fará o possível para garantir que todos os trabalhadores recebam o benefício de preferência no mês indicado para o pagamento, informou o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Segundo o Ministro, o PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor) são abonos que o trabalhador tem direito a receber e cerca de 22,3 milhões de pessoas deverão fazer o saque dentro do novo calendário.

Leia também:  Saque do abono salarial pode ser feito até o dia 30 de junho

O abono ficara disponível para saque até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento. As pessoas nascidas entre os meses de julho a dezembro poderão sacar o PIS/Pasep ainda este ano. E para o primeiro trimestre de 2017, receberão os nascidos entre janeiro e junho.





O abono salarial é regido pelas novas regras definidas por lei. O cálculo é feito proporcionalmente com base nos meses trabalhados em 2015. Para quem trabalhou somente um mês, receberá valor igual a 1/12 do salário mínimo e assim por diante. Para casos de trabalhos executados por 15 dias ou mais, serão contados como o mês integral, alertou o Ministro.

Poderão fazer saque do abono salarial quem trabalhou de carteira assinada recebendo remuneração por, pelo menos 30 dias em 2015 e ganhou uma média de dois salários mínimos por mês. Vale lembrar que só receberão os que tiverem seus nomes devidamente informados na RAIS (Relação Anual de Informação Social).

Leia também:  Varejo apresenta aumento no fluxo de clientes

São 990 mil trabalhadores do ano-base 2014/2015, que ainda podem sacar seus abonos salariais, sendo assim o governo prorrogou o prazo final para 30 de dezembro de 2016. No site do Ministério do Trabalho pode-se consultar o calendário do PIS/Pasep.

Por Ruth Galvão