Prazo final para pagamento do PIS/PASEP é no dia 31 de agosto



  

Prazo foi prorrogado para que 1,2 milhões de pessoas ainda pudessem sacar

Pagamento do PIS-PASEP/2016 tem sua data prorrogada pelo governo federal.

O anuncio foi feito na terça-feira (1), que haverá prorrogação na data de encerramento do abono salarial dando oportunidades para que todos os beneficiários possam sacar, referente ao ano de 2014.

O prazo de encerramento foi dia 30/07, mas devido a aproximadamente 1,2 milhões de pessoas não terem feito o saque do PIS, ficou decidido, segundo o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira que a data seria prorrogada.

Quem perdeu a data de saque do PIS/PASEP 2016 poderá fazê-lo entre os dias 28 de julho e 31 de agosto. O ministro não soube informar a quantidade de pessoas que sacaram dentro do prazo, mas garante que já passou dos 95%, de um total de 18,4 bilhões. Ainda de acordo com o Ministro essa foi a primeira vez que aconteceu a prorrogação para data de saque do PIS.

Leia também:  Nova Prorrogação do Abono Salarial

PIS/PASEP – Como sacar e quem tem direito?





De acordo com a CGU (Controladoria Geral da União) cerca de 15 milhões de trabalhadores brasileiros tem direito ao saque do abono. Ou seja, quem contribuiu com o PIS/PASEP até 1988 tem direito de realizar os saques de seus rendimentos anuais. Vale ressaltar que o trabalhador poderá fazer o saque total de suas contribuições, em caso de aposentadoria, maior de 70 anos ou doença grave. Em caso de óbito do beneficiário, cabe aos herdeiros o saque do PIS/PASEP.

Regras mais rígidas para pagamento do PIS/PASEP 2016

Para o ano de 2016 foram criadas regras mais rígidas para que o trabalhador possa sacar seus rendimentos. Elas começaram a vigorar a partir do inicio do ano de 2015 e uma das regras afeta diretamente o seguro-desemprego. Uma das mudanças no PIS determinam que o trabalhador receba de acordo com o tempo trabalhado. De acordo com as novas leis só recebe o abono salarial quem trabalhou 12 meses.

Leia também:  Saque do FGTS Inativo poderá ser feito no Final de Semana

Lembrando que o PIS é pago aos trabalhadores de empresas privadas regidas pelo CLT. Já o PASEP é um beneficio do governo federal somente para policiais militares e servidores públicos. O saque é feito no na agencias do Banco do Brasil em datas previstas nos calendários anuais. Cerca de 23,6 milhões de trabalhadores brasileiros têm direito ao abono salarial do PIS/2015.

Por Ruth Galvão