Saque do abono salarial pode ser feito até o dia 30 de junho



  

O saque do abono salarial referente ao PIS pode ser feito até quinta-feira, dia 30 de junho.

Ao menos 1,5 milhões de pessoas ainda não sacaram o abono salarial referente ao PIS, isso porque muitos se esquecem de e outros não sabem. Até quinta-feira, dia 30 de junho, estará disponível.

O benefício é pago no valor do salário mínimo vigente, no caso R$ 880,00.

As pessoas cadastradas no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, com remuneração de até dois salários mínimos durante o ano da contribuição e que exerceram atividade remunerada durante no mínimo trinta dias em 2014 têm direito a receber o abono salarial de 2015, desde que seus dados tenham sido informados corretamente pelo empregador no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O benefício é um dos direitos mais importantes assegurados na Constituição Federal.

Verifique se o abono salarial não foi depositado diretamente na conta. Se não houver o pagamento vá a um autoatendimento da Caixa ou Casa Lotérica com o Cartão Cidadão e senha para sacar. Caso não tenha o cartão basta ir até o caixa em uma agência Caixa e apresentar um documento com foto.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo Ideal em Junho de 2017 deveria ser de R$ 3.727

PIS e PASEP

O PIS (Programa de Integração Social) diz respeito aos trabalhadores de empresas privadas regidas pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é devido ao Servidor Público.





Os estados com maior número de pessoas que não retiraram o benefício são Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Conhecer o benefício

Muitos desconhecem esse benefício e acabam deixando passar o dia para retirada do mesmo. Até 30 de junho de 2016 é a data limite para sacar o valor devido. Caso contrário o dinheiro volta aos cofres públicos não podendo ser retirado no próximo ano.

Os trabalhadores que conhecem o benefício sempre retiram para aliviar um pouco as dividas, até porque em ano de crise, qualquer valor é bem indo e, considerando que os beneficiados são os de baixa renda, muitos agradecem poder ter algo com o que contar nesse período.

Leia também:  Lei da Terceirização - O Que Muda no Mercado de Trabalho

Dúvidas podem ser esclarecidas nas agências da Caixa ou em Casas Lotéricas. Também pelo atendimento online no site voltado ao PIS ou pelos telefones 158 (Central de Atendimento Alô Trabalhador), 0800 7260207 (Caixa) 0800 729 0001 (Banco do Brasil).

Por Carol de Castro

Saque abono