Pagamento do PIS para trabalhadores nascidos em maio e junho



  

Nesta quinta-feira, dia 17 de março, o pagamento do PIS será liberado para pessoas nascidas nos meses de maio e junho.

Uma boa notícia para quem é trabalhador e nasceu em maio ou junho.  A partir desta quinta-feira, dia 17, estará disponível o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS).  Os beneficiados podem receber o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Neste caso, é preciso apresentar um documento de identificação com foto. Outra opção é realizar o saque nas casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nos canais de autoatendimento do banco. Para isso, é necessário possuir o Cartão do Cidadão. Este é o último mês de pagamento do calendário 2015/2016.

Aliviando a crise com o PIS:

Em tempos de crise, o dinheirinho extra com certeza será muito bem-vindo na casa dos brasileiros contemplados pelo benefício. Mas, como saber quem tem direito a receber o PIS? Para verificar se está entre os trabalhadores que poderão contar com o recurso de um salário mínimo é preciso ligar para o telefone 0800 726 0207 e escolher a opção 1. Ainda é possível fazer a consulta no site da Caixa. Os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988 devem ficar atentos. Eles receberão os rendimentos do saldo de quotas do PIS.

Leia também:  Salário Mínimo Regional São Paulo 2017

De olho no prazo para sacar o benefício:

Mas, não basta somente saber que tem direito ao PIS. O trabalhador precisa sacar o dinheiro até o dia 30 de junho. Caso contrário, o benefício retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).  Os únicos que podem ficar despreocupados são os correntistas da CEF, cujos créditos do pagamento são encaminhados diretamente para as suas respectivas contas.  

Quem é o trabalhador beneficiado pelo PIS?





Os requisitos legais que determinam o pagamento do abono do PIS ao trabalhador, calendário 2015/2016,são os seguintes:

– Estar cadastrado, no mínimo, há cinco anos no PIS/Pasep; no ano de 2014 ter recebido uma média mensal de dois salários mínimos; durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não,  ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica no ano-base considerado para apuração; os dados referentes ao trabalhador precisam ter sido repassados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2014.

Leia também:  Empréstimo Consignado - FGTS poderá ser Usado como Garantia

Como obter o Cartão do Cidadão para facilitar o saque do PIS?

O Cartão do Cidadão facilita o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, tais como, o saque do PIS. Para emitir o cartão, o trabalhador pode solicitá-lo pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.  

Por Erica Cristina Gomes

PIS