Pagamento do PIS para trabalhadores nascidos em maio e junho




Nesta quinta-feira, dia 17 de março, o pagamento do PIS será liberado para pessoas nascidas nos meses de maio e junho.

Uma boa notícia para quem é trabalhador e nasceu em maio ou junho.  A partir desta quinta-feira, dia 17, estará disponível o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS).  Os beneficiados podem receber o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Neste caso, é preciso apresentar um documento de identificação com foto. Outra opção é realizar o saque nas casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nos canais de autoatendimento do banco. Para isso, é necessário possuir o Cartão do Cidadão. Este é o último mês de pagamento do calendário 2015/2016.

Leia também:  Salário Mínimo Ideal - Valor em Janeiro 2018

Aliviando a crise com o PIS:


Em tempos de crise, o dinheirinho extra com certeza será muito bem-vindo na casa dos brasileiros contemplados pelo benefício. Mas, como saber quem tem direito a receber o PIS? Para verificar se está entre os trabalhadores que poderão contar com o recurso de um salário mínimo é preciso ligar para o telefone 0800 726 0207 e escolher a opção 1. Ainda é possível fazer a consulta no site da Caixa. Os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988 devem ficar atentos. Eles receberão os rendimentos do saldo de quotas do PIS.

De olho no prazo para sacar o benefício:

Mas, não basta somente saber que tem direito ao PIS. O trabalhador precisa sacar o dinheiro até o dia 30 de junho. Caso contrário, o benefício retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).  Os únicos que podem ficar despreocupados são os correntistas da CEF, cujos créditos do pagamento são encaminhados diretamente para as suas respectivas contas.  

Leia também:  Projeto permite saque do FGTS por trabalhador que pede demissão

Quem é o trabalhador beneficiado pelo PIS?

Os requisitos legais que determinam o pagamento do abono do PIS ao trabalhador, calendário 2015/2016,são os seguintes:

– Estar cadastrado, no mínimo, há cinco anos no PIS/Pasep; no ano de 2014 ter recebido uma média mensal de dois salários mínimos; durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não,  ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica no ano-base considerado para apuração; os dados referentes ao trabalhador precisam ter sido repassados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2014.

Como obter o Cartão do Cidadão para facilitar o saque do PIS?

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2019 - Previsão do Governo

O Cartão do Cidadão facilita o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, tais como, o saque do PIS. Para emitir o cartão, o trabalhador pode solicitá-lo pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.  

Por Erica Cristina Gomes

PIS