PIS/PASEP – Pagamento e como receber o benefício



  

Informações sobre o pagamento, valores, como receber e quem tem direito a receber o PIS/PASEP.

O benefício PIS/PASEP é uma iniciativa do Governo Federal com objetivo de promover a valorização do trabalhador por meio da distribuição de renda. Neste ano de 2015 começou a ser pago a partir de julho. A expectativa é que seja pago mais de R$ 7 bilhões em benefícios para todos os brasileiros que têm direito.

O valor do PIS é de um salário mínimo, e para ter direito o cidadão precisa ter trabalhado no mínimo 5 anos com carteira assinada, ganhado até dois salários mínimos por mês. Além disso, o benefício do PIS é liberado de acordo com o mês da data de nascimento.

Para sacar o benefício é preciso ter em mãos o cartão cidadão ou o cartão da Caixa Econômica (CEF). Quem não tem nenhum desses cartões e vai receber o PIS pela primeira vez, é necessário ir até uma Agência da Caixa Econômica com um documento de identificação em mãos, e aproveitar a oportunidade para solicitar ao atendente o cartão cidadão. Esse cartão é importante, pois além de sacar o benefício, nele está impresso o Número de Identificação Social (NIS). Porém, para facilitar a vida das pessoas, no site da CEF é possível consultar o saldo do PIS e saber se está disponível para saque – www.caixa.gov.br.

Leia também:  Seguro-Desemprego - Quem tem direito a receber




O PASEP é um benefício semelhante ao PIS, porém destinado aos militares, civis e funcionários públicos, pago por ano pelo Banco do Brasil. Para receber o PASEP é preciso ir até uma Agência do Banco do Brasil com o número de inscrição do PASEP e um documento de identificação em mãos. Ressaltando que, o benefício PIS/PASEP 2015 é pago referente aos meses trabalhados e salários recebidos no ano 2015.

Para facilitar e deixar o saque mais prático, o contribuinte que possuir cartão cidadão poderá sacar o benefício do PIS em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônico. Lembrando que o pagamento do PIS só é liberado de acordo com a data de aniversário do cidadão. 

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2018

Por Stephanie Rodrigues do Nascimento

PIS