No mês de outubro (2015), os consumidores cadastrados no programa Nota Fiscal Paulista podem usufruir dos créditos por meio de transferência bancária para conta corrente ou poupança, ou então, transferir para quitar a dívida do IPVA 2016. Porém, para saber o valor disponível para escolher entre essas opções de créditos citadas, é necessário saber como consultar o saldo ou extrato da Nota Fiscal Paulista.
Desta forma, é importante conhecer o procedimento de consulta do saldo ou extrato da Nota Fiscal Paulista (NFP), que funciona da seguinte maneira:
– O cidadão deverá entrar no site da Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br) e inserir o CPF referente ao consumidor, juntamente com a senha cadastrada no programa. Ressaltando que, para os consumidores que não efetuaram o cadastramento, podem fazer gratuitamente no site da NFP.
– Após inserir CPF e senha, o contribuinte poderá, por meio da plataforma do site da Nota Fiscal Paulista, consultar os créditos recebidos no programa e acessar todas as notas fiscais emitidas por meio do CPF.
Dentro do site, depois de consultar saldo e extrato, o consumidor, pode optar por duas formas de recebimento: transferência para conta bancária ou abater o valor do IPVA do ano seguinte.
Ressaltando que a iniciativa da Nota Fiscal Paulista foi pioneira em devolução de parte do imposto pago, aos consumidores. Com isso, o programa deu tão certo que foi adotado em outros estados brasileiros.
O programa estimula os contribuintes a exigirem em todos os estabelecimentos comerciais por onde passarem a nota fiscal. Porém, o consumidor não pode esquecer de sempre informar o número do CPF ou CNPJ nos comércios onde forem adquiridas mercadorias. Além disso, esse crédito da Nota Fiscal Paulista fica disponível para ser utilizado no período de até 5 anos, contando da data de disponibilidade do crédito no site da NFP.
Por Stephanie Rodrigues do Nascimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?