Inadimplentes estão pessimistas com a situação do Brasil



  

Número de inadimplentes que consideram que a situação financeira no País está pior aumentou de 20% no 2º trimestre para28% no 3º trimestre.

A inadimplência é um problema sério, mas fica ainda mais grave quando este cidadão inadimplente fica pessimista. Infelizmente, em algum momento de nossa vida atravessamos situações difíceis e podemos não conseguir honrar nossas dívidas, mas estamos sempre procurando reverter a situação, conseguir um emprego, fazer uma economia e começar a pagar as dívidas pendentes.

Só que isso não vem acontecendo entre os brasileiros que estão cada vez mais desanimados com a situação do País. Uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito – mostrou que o número de inadimplentes que estão considerando pior a situação financeira aumentou de 20% no segundo trimestre deste ano para mais de 28% neste terceiro trimestre. E entre os inadimplentes que acham a situação melhor, diminuiu de 24% para 20%.

Leia também:  Reforma Trabalhista proposta pelo Governo

Outro fato apontado pela pesquisa da Boa Vista SCPC é que o cidadão inadimplente está muito mais preocupado com o futuro do País e, claro, com o seu futuro também.

70% dos entrevistados disseram acreditar em um futuro melhor e que a situação financeira tende a ser resolvida nos próximos 12 meses. A pesquisa feita no trimestre anterior apontou que 93% acreditavam nesta melhora, agora, somente 70% ainda têm esperança.

A pesquisa ainda apontou uma redução na intenção de compras, por parte dos inadimplentes, depois que eles pagarem suas dívidas. Somente 15% dos entrevistados ainda pensam em comprar novamente depois de quitar os débitos. Isso mostra o quanto o cidadão está preocupado com o futuro e todos sabem que o melhor a fazer agora é economizar ao máximo, pois o pessimista torna o futuro ainda mais incerto e prefere não arriscar, já que está com dificuldade agora para quitar suas dívidas e não quer passar por isso novamente.
O mais curioso é que 42% dos inadimplentes entrevistados sonham em comprar um veículo e 16% tem como maior sonho de consumo a casa própria.

Leia também:  Regras para o Pagamento do Cartão de Crédito




Um dos fatores que continua sendo uma das principais causas da inadimplência é o desemprego e a tendência é que continue em alta, mesmo com o fim de ano chegando, pois o comércio este ano não deverá contratar tanto para as vendas de Natal, pois também está pessimista.

Mas o descontrole financeiro também tem sido a causa de boa parte dos consumidores se tornarem inadimplentes, já que não planejam suas compras e acabam gastando bem mais do que deveriam.

Por Russel

Inadimplentes

Foto: Divulgação