Gestão de marcas: como a Rolex se tornou umas das mais cobiçadas



  

Qual o poder de um acessório no pulso de um homem? Em se tratando da marca de relógios Rolex, podemos notar o relógio presente no pulso de muitas das mais poderosas pessoas do mundo, tais como, o 14º Dalai Lama chamado Tenzin Gyatso (que recebeu o acessório do presidente americano Franklin Delano Roosevelt), Che Guevara, Fidel Castro (ele inclusive chegou a usar dois relógios ao mesmo tempo).

Para notarmos o poder da marca, basta observarmos os exemplos citados acima, onde todos pertenciam a um grupo anticapitalista, embora ainda assim, faziam uso da ostentadora peça de hoje em dia, o Rolex.

Os relógios Rolex são marcados ao longo de sua história pela qualidade e inovação no mundo do “tempo” proporcionadas pela marca. As primeiras maiores inovações para relógios vieram a partir deles, como o primeiro relógio anti poeira e a prova d'água do mundo.

Leia também:  FGTS Inativo - Caixa pode Depositar Crédito Automaticamente nas Contas




A base do prestigio dos relógios Rolex foi construída através de uma publicidade, silenciosa, porém ao mesmo tempo, estrondosa. Por exemplo, quando criaram o primeiro relógio a prova d'água, eles o puseram à prova, mas não em qualquer lugar, ou em qualquer situação, eles o deram a Mercedes Gleitze, que atravessou o Canal da Mancha a nado com o relógio em seu braço. Mostrando o Rolex, não apenas como um acessório, mas também, como instrumento útil para as pessoas.

Também, pode ser visto como uma obra de arte da publicidade, que destacava a qualidade do Rolex quando sir Edmund Hillary, o primeiro ser humano a chegar ao topo do Monte Everest em 1953, levou consigo um relógio da marca.

Isso tudo colaborou para que a marca suíça pudesse sobreviver à “Guerra dos Quartz”, em que foram lançadas várias marcas chinesas a preços muito mais baixos. A sua garantia de boa qualidade, e toda a publicidade feita anterior à chegada dos Quartz, foram de suma importância para a sobrevivência da marca no mercado.

Leia também:  Calendário para Saque do FGTS Inativo

Atualmente as pessoas não compram um relógio Rolex simplesmente para saberem que horas são. Elas desejam o relógio por toda uma história oriunda de tempos em que apenas o Rolex reinava.

Para ler mais curiosidades sobre boas práticas na Gestão de Marcas, consulte sempre a seção de notícias do site da ESIC – Business & Marketing School.