Juros do cartão de crédito chegaram a 395,3% ao ano

Taxa de juros do cartão de crédito bateu todos os recordes e atingiu 395,3% ao ano. Consumidores devem evitar ao máximo utilizar o crédito rotativo.

A taxa de juros do cartão de crédito já chegou a 395,3% ao ano, um índice que bateu todos os recordes desde março de 2011. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (26) pelo Banco Central.

Comparando os meses de julho e junho, a taxa média teve um aumento de 23,2%.

O "rotativo do cartão de crédito" trata-se da operação onde o cliente precisa fazer o financiamento do saldo devedor do seu cartão, pagando somente uma parte da fatura, ou seja, é o que vem acontecendo com a grande maioria dos usuários do cartão de crédito que principalmente nesta época de crise, não está conseguindo pagar o valor total da fatura, pagando muitas vezes apenas o valor mínimo. Mas entram também no "rotativo do cartão de crédito" os saques que são realizados com o cartão.

Túlio Maciel, que é chefe do Departamento Econômico do Banco Central, informou aos consumidores para evitarem a todo custo o "crédito rotativo", que é válido tanto para o cartão de crédito como também para o cheque especial. O custo é altíssimo e não compensa usar estes serviços.

O crédito rotativo somente deve ser usado em caso de uma urgência e mesmo assim, por um curtíssimo espaço de tempo.

O aumento de junho para julho foi de 1,3% para a taxa de compras parceladas com juros, assim como para o parcelamento da fatura do cartão de crédito e também para os saques parcelados, ficando assim, em 119,5% ao ano.

O cheque especial também está com os juros elevadíssimos, a taxa subiu 5,6% de junho para julho e agora está em 246,9% ao ano.

Outro cuidado é quanto ao crédito consignado, aquele onde os descontos são feitos na folha de pagamento, pois apesar de ser bastante tentador, este empréstimo teve aumento nos juros, de 0,5% e está em 27,8% ao ano.

Houve uma queda registrada para os juros do crédito destinado à compra de automóveis, para ver se melhora a venda de veículos. Para este crédito, a queda foi de 0,2%, ficando em 24,5% ao ano.

Por Russel

Posts Recentes

Como Negociar um Aumento Salarial: Dicas e Estratégias Eficazes

O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais

Como declarar doações no Imposto de Renda 2023?

No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais

Os ovos de Páscoa mais caros de 2023

Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais

O que é a partícula de Deus e para que serve?

A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais

O descrédito do crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais

Como conseguir o informe de rendimentos do NuBank

Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies