Consumo do brasileiro está mais consciente




Com a crise econômica afetando todos os setores do Brasil, os brasileiros estão mais cautelosos e apresentam um consumo mais consciente.

Querendo ou não, o brasileiro está tendo que ter mais consciência na hora das compras, porque a crise não dá sinal de melhora, pelo contrário, a expectativa é que o segundo semestre deste ano seja tão difícil ou até mais, que o início do ano.

O brasileiro quando entra em uma crise, sempre tem aquela expectativa de que tudo vai melhorar, há de se dar um jeitinho e aos poucos as coisas vão chegando no lugar, mas desta vez é diferente, a crise se instalou para todos, sem data de ir embora.

Leia também:  Pesquisa Salarial 2018 - Diferença pela Escolaridade pode chegar a 118%

Especialistas preveem que somente a partir do próximo ano é que as coisas começam a melhorar e mesmo assim não vai ser uma melhora como o brasileiro gostaria, pois a crise no país vai deixar sinais por muitos anos, então é bom se cuidar agora, para não se complicar depois.

A alta nos preços é o primeiro motivo que tem feito o brasileiro ser mais consciente na hora de consumir, pois basta ir ao supermercado, padaria, farmácia, posto de combustível ou qualquer outro estabelecimento comercial para ver que o dinheiro já não dá para comprar tanto como há algum tempo atrás.
E fazer dívidas agora é um péssimo negócio, porque o desemprego já está batendo na porta de muitos trabalhadores e quem está empregado sabe que não dá para confiar, é preciso manter as contas estabilizadas, para não passar muito aperto, caso seja demitido.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2019

Consumir é algo que vem sendo feito somente em caso de real precisão. E mesmo assim, quando se consome, é feito de forma consciente e um bom exemplo está nos carrinhos de compras nos supermercados, onde o consumidor tem colocado somente os alimentos principais e os produtos que não podem ser deixados de lado.


Os postos de combustíveis também já apontam queda na venda, pois o brasileiro está evitando andar de carro, a não ser que seja realmente necessário.

E assim, em cada setor, vemos as vendas caindo, justamente porque o brasileiro está mais consciente.

E isso pelo menos tem um ponto positivo, que é o fato do consumo sendo menor, conseguir frear um pouco a inflação, porque se não fosse isso, a alta registrada nos preços seria ainda maior.

Leia também:  Salário Mínimo Ideal - Valor em Janeiro 2018

Por Russel

Consumo

Foto: Divulgação