Consumo do brasileiro está mais consciente

Com a crise econômica afetando todos os setores do Brasil, os brasileiros estão mais cautelosos e apresentam um consumo mais consciente.

Querendo ou não, o brasileiro está tendo que ter mais consciência na hora das compras, porque a crise não dá sinal de melhora, pelo contrário, a expectativa é que o segundo semestre deste ano seja tão difícil ou até mais, que o início do ano.

O brasileiro quando entra em uma crise, sempre tem aquela expectativa de que tudo vai melhorar, há de se dar um jeitinho e aos poucos as coisas vão chegando no lugar, mas desta vez é diferente, a crise se instalou para todos, sem data de ir embora.

Especialistas preveem que somente a partir do próximo ano é que as coisas começam a melhorar e mesmo assim não vai ser uma melhora como o brasileiro gostaria, pois a crise no país vai deixar sinais por muitos anos, então é bom se cuidar agora, para não se complicar depois.

A alta nos preços é o primeiro motivo que tem feito o brasileiro ser mais consciente na hora de consumir, pois basta ir ao supermercado, padaria, farmácia, posto de combustível ou qualquer outro estabelecimento comercial para ver que o dinheiro já não dá para comprar tanto como há algum tempo atrás.
E fazer dívidas agora é um péssimo negócio, porque o desemprego já está batendo na porta de muitos trabalhadores e quem está empregado sabe que não dá para confiar, é preciso manter as contas estabilizadas, para não passar muito aperto, caso seja demitido.

Consumir é algo que vem sendo feito somente em caso de real precisão. E mesmo assim, quando se consome, é feito de forma consciente e um bom exemplo está nos carrinhos de compras nos supermercados, onde o consumidor tem colocado somente os alimentos principais e os produtos que não podem ser deixados de lado.

Os postos de combustíveis também já apontam queda na venda, pois o brasileiro está evitando andar de carro, a não ser que seja realmente necessário.

E assim, em cada setor, vemos as vendas caindo, justamente porque o brasileiro está mais consciente.

E isso pelo menos tem um ponto positivo, que é o fato do consumo sendo menor, conseguir frear um pouco a inflação, porque se não fosse isso, a alta registrada nos preços seria ainda maior.

Por Russel

Foto: Divulgação

Posts Recentes

Como Negociar um Aumento Salarial: Dicas e Estratégias Eficazes

O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais

Como declarar doações no Imposto de Renda 2023?

No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais

Os ovos de Páscoa mais caros de 2023

Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais

O que é a partícula de Deus e para que serve?

A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais

O descrédito do crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais

Como conseguir o informe de rendimentos do NuBank

Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies