Inadimplência das empresas aumentou no 1º semestre



  

Alta registrada foi de 9,4% no 1º semestre de 2015. Segundo a Boa Vista SCPC, a taxa de inadimplência vem crescendo de forma rápida e a tendência é que esse crescimento continue em 2015.

Em meio ao cenário da nossa atual economia, muitos problemas vão surgindo e notícias desagradáveis chegam aos brasileiros. A última delas é o fato de que um estudo realizado pela Boa Vista SCPC mostra que a inadimplência das empresas em todo o Brasil conseguiu crescer 9,4% no primeiro semestre de 2015. Confira mais detalhes em relação a este dado na continuação desta matéria.

Vale ressaltar que quando a comparação é feita com um período ainda maior o resultado também não é agradável, pois a tendência de crescimento da inadimplência fica explícita. Saiba que quando a comparação é feita com base no acumulado dos últimos 4 trimestres, ou seja, desde o terceiro trimestre de 2014 mais os dois trimestres de 2015 em relação aos 4 trimestres anteriores a este período, a inadimplência registrou alta de 8,3%. Porém, os resultados ficam ainda piores quando a base de comparação é feita entre o segundo trimestre de 2015 contra o mesmo período em 2014: 10,7%.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2018

A taxa de inadimplência está começando a preocupar muitos especialistas do mercado financeiro. Em 2015 a mesma vem se elevando de uma forma bem mais bruta que períodos passados. No primeiro trimestre de 2015 a mesma tinha chegado ao patamar de 5,8%. Seguindo a linha de aumento, a taxa do segundo trimestre já chega a 8,3%.





É importante ressaltar que, segundo a Boa Vista, a taxa vem crescendo de forma rápida e a tendência é que esse crescimento continue em 2015. Além disso, a empresa também destaca que um dos principais motivos para isso está no atual cenário da grande incerteza da economia brasileira. O cenário econômico de incerteza trouxe diversos aspectos negativos que influenciaram na alta da inadimplência entre as empresas, dentre os quais podemos destacar: retração da atividade industrial e do varejo, alta desaceleração do crédito, alta na inflação e nas taxas de juros.

Leia também:  Título de Eleitor Digital - Como Fazer

Levando em consideração toda atual conjuntura econômica do país, a tendência é que a taxa de empresas inadimplentes continue crescendo durante o ano de 2015.

Por Bruno Henrique

Inadimplência das empresas