Alta nos juros do cheque especial e do cartão de crédito



  

No cheque especial os juros atingiram 232% ao ano e no cartão de crédito rotativo, atingiram 360,6% ao ano em maio.

O cenário econômico brasileiro não é dos melhores, porém, as taxas de juros continuam aumentando a cada mês de se passa. Dessa vez tivemos novamente o registro de aumento dos juros do cheque especial, bem como do cartão de crédito rotativo. Vale ressaltar que as taxas desses dois serviços são uma das mais caras do mercado financeiro.

Segundo dados oficiais do Banco Central, na virada de abril para maio de 2015 os juros do cheque especial conseguiram avançar 6%, ou seja, passou para 232% ao ano. Dessa forma, este é nada menos que o maior patamar dessa taxa desde dezembro de 1995. Na ocasião, a taxa dos juros do cheque especial atingiu 242,2% ao ano. A taxa de maio de 2015 é o maior patamar em 20 anos.

Leia também:  Salário Mínimo Ideal - Valor em Agosto 2017

É importante destacar que o aumento das taxas de juros neste segmento vem crescendo de forma assustadora desde o final de 2013. Caso não saiba, em dezembro de 2013 essa taxa era de 148,1% ao ano. Se comparada a atual taxa de maio de 2015, tivemos um aumento de 83,9%.

Porém, essa não foi a única taxa a registrar aumento. Os juros do cartão de crédito rotativo, um dos maiores do mercado financeiro, também seguiram a onda de aumentos. O Banco Central informou que a taxa deste segmento alcançou nada menos que 360,6% ao ano em maio de 2015. Com isso, essa passou a ser a mais alta taxa de todas as modalidades de crédito.





Para aqueles que não sabem, os juros do cartão de crédito rotativo é a taxa resultante do não pagamento da totalidade da fatura do cartão de crédito. Além disso, é importante destacar que essa taxa atingiu o seu maior patamar desde sua série histórica iniciada em março de 2011. Tanto o BC como especialistas recomendam que os clientes não utilizem esse serviço.

Leia também:  Salário Mínimo Regional Rio Grande do Sul 2017

Outro detalhe importante é que o aumento dos juros bancário veio juntamente com a alta da taxa básica da economia. Caso não saiba, essa taxa é estabelecida pelo Banco Central a cada 45 dias e tem como objetivo conter o avanço, bem como as consequências da inflação.

Por Bruno Henrique

Juros do cheque especial e cartão de crédito