Saiba se seu salário é justo




Algumas análises podem ser feitas para descobrir se seu salário é justo ou não.

Você já parou para se perguntar se seu salário é justo? Muitos de nós nos sentimos injustiçados por trabalhar demais e não sermos reconhecidos na hora do pagamento, seja você estagiário, funcionário efetivo ou contratado, deve sempre estar atento a esses detalhes que fazem tanta diferença no fim do mês. Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a descobrir se o seu salário é justo.

– Consulta:


Uma forma óbvia, mas que muitos acabam esquecendo é que muitos do seu lado na empresa fazem a mesma coisa que você. Seja sútil para saber qual a média salarial na sua empresa, você não precisa saber exatamente do colega ao seu lado, mas tente avaliar com base no que as pessoas acham do seu próprio salário.

Leia também:  Pagamento da 1ª Parcela do 13º Salário para Aposentados do INSS - 2018

– Busque na concorrência:

Descubra o quanto as empresas concorrentes estão pagando para funcionários que realizam as mesmas atividades que você. Fazendo isso você pode perceber se há uma diferença clara entre a sua e as outras empresas. Leve em conta também seu tempo de casa, ou seja, há quanto tempo você trabalha na sua empresa, com o passar do tempo é natural que você ganhe um pouco a mais e também é natural seu salário ser menor do que o de alguém que está na empresa há mais tempo que você


– Oportunidades futuras:

Seu trabalho te oferece um bom planejamento de crescimento? Você pode ter um salário não muito bom para o seu cargo, mas sabe que em breve ele será melhorado por conta de uma promoção. Nesse caso, é bom pensar duas vezes antes de tomar qualquer atitude se descobrir que seu salário é injusto, isso ocorre muitas vezes com estagiários.

Leia também:  Como Pagar o INSS como Autônomo

– O quanto o trabalho interfere na sua vida pessoal:

Essa é uma forma um pouco abstrata de analisar se seu salário é justo, mas muito eficaz. Primeiramente, porque é pessoal, você tem que saber o quanto o trabalho pode interferir na sua vida e de que formas. Se você está acordando cedo demais ou se saindo tarde demais ao ponto de você não tem mais tempo para sua família, você tem que pensar o quanto vale a pena, será que seu salário é tão bom para isso? Esse fator é essencial e te ajuda a refletir sobre o trabalho e o salário.

Por Tom Vitor de Freitas

Salário

Foto: Divulgação

Related Post