Dicas de como melhor aproveitar o seu 13º salário



  

No final do ano, quando receber o 13º salário, é importante saber como torna-lo mais rentável, para não começar o ano seguinte com dívidas e no vermelho.

Todo final de ano é época de alegria. Além das festas típicas, uma importante parcela do salário é paga para todos os assalariados: o 13º. Entretanto, muitos acabam se deslumbrando com tanto dinheiro na mão e acabam gastando tudo, fato que acaba fazendo com que ingresse o próximo ano no vermelho. Para isso não acontecer, é importante saber como torná-lo mais rentável.

Abaixo, listamos algumas dicas importantes de como cuidar do seu 13º salário:

O que fazer:

– Quitar as dívidas: Assim que receber o bônus, o primeiro passo a dar é quitar as dívidas e saber como negociá-las para conseguir alguns descontos, que são importantes.

– Antecipar os pagamentos: Se você puder pagar suas contas antecipadamente, melhor, afinal, é possível que ganhe algum desconto.

– Impostos e matrículas: Assim que receber o 13º salário, guarde uma parcela para pagar taxas do IPTU, IPVA e também matrículas de colégio.

– Aperfeiçoamento da carreira: Investir na carreira é sempre uma ótima opção, afinal, você estará investindo em seu futuro. Portanto, utilizar o 13º para algo do gênero é interessante.

– Família: Utilizar o dinheiro extra do final do ano para investir em algo para a família ou mesmo para si também é uma opção.

– Aplicar tudo o que sobrar: Uma dica importante é tentar aplicar todo o dinheiro que sobrar, pois, você estará pensando em longo prazo. É interessante aplicar na poupança, o método mais seguro, ou mesmo no Tesouro Nacional.





Leia também:  Salário Mínimo Ideal - Valor em Agosto 2017

– Controle: A última dica é não gastá-lo todo desenfreadamente. O ideal é contabilizar todo ele em uma planilha e ir anotando tudo o que gastar, para ter um controle melhor.

O que não fazer:

– Compras: Se você quiser fazer compras, faça à vista, portanto, evite fazer dívidas no cartão de crédito no final do ano.

– Festas: Não se deslumbre com o dinheiro extra e gaste todo ele nas festas. Elas não vão te trazer retorno financeiro.

– Supérfluos: Evite utilizar este dinheiro para comprar itens desnecessários, compre apenas o essencial.

Por Andréa Corneli Ortis

13º salário

Foto: Divulgação