Muitas pessoas quando vão comprar um imóvel ou carro acabam optando por realizar um consórcio. Mas você sabe o que é realmente um consórcio e como ele funciona? Caso não saiba, confira aqui todos os detalhes sobre este tipo de serviço.
Para aqueles que não sabem, o serviço de Consórcio surgiu no Brasil na década de 60. A ideia em si é reunir um grupo de pessoas interessadas em comprar um bem e que não possuem dinheiro suficiente para compra-lo. Com isso, ao invés de aguardar muitos meses até juntar o dinheiro suficiente para a aquisição do bem, a pessoa interessada pode se reunir com outros interessados para que juntos consigam autofinanciar seus objetivos.
Como Funciona:
O consórcio funciona de maneira bastante simples. Imagine primeiramente que uma pessoa quer comprar um imóvel de R$ 200 mil, mas só dispõe de R$ 20 mil em caixa. Para comprar este imóvel, a pessoa precisaria aguardar 100 meses para efetuar a compra ou então se reunir com outras pessoas com este mesmo problema para formar um consórcio e assim cada um dos participantes realize este sonho.
Com o consórcio formado, os participantes devem pagar uma prestação mensal e com este montante é formado um fundo, onde os recursos serão usados para contemplar periodicamente um dos participantes com o valor que precisa para comprar o imóvel. Vale lembrar que mesmo depois de contemplado com o prêmio, o usuário deve continuar pagando as prestações do consórcio até que o último participante seja contemplado com o valor necessário para a compra de seu bem.
Administradora do Consórcio:
A administradora do consórcio nada mais é do que uma empresa responsável por reunir as pessoas interessadas em comprar um bem. É ela que administra o dinheiro que foi juntado através das parcelas e realiza o sorteio dos contemplados. É importante lembrar que para realizar este trabalho a empresa precisa de uma autorização do Banco Central. Caso você não saiba se a administradora possui autorização do BC, pode conferir estas informações no próprio Banco Central ou então na Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Vantagens e Desvantagens:
Muita gente também fica na dúvida sobre o que é melhor, fazer um financiamento ou realizar um consórcio. Se você também está com esta dúvida, aqui vão algumas vantagens e desvantagens do consórcio:
Realizar um consórcio é menos burocrático do que fazer um financiamento, já que você não precisa comprovar renda. Apesar disso, deve-se tomar cuidado com as parcelas, pois o não pagamento delas acabará acarretando problemas.
O consórcio também tende a ter um valor menor que o financiamento. Isso acontece porque nos consórcios não há a cobrança de juros. Apesar disso, o participante precisa arcar com despesas como taxa de administração, taxa de adesão, seguro e fundo de reserva. Vale lembrar que mesmo com todas estas taxas o consórcio geralmente tende a sair mais em conta do que o financiamento.
Uma grande desvantagem do consórcio é quanto ao prazo para recebimento do bem, isso porque ele é bem maior do que no financiamento. No financiamento o recurso necessário é liberado em pouco tempo após a aprovação, já no consórcio você depende de ser sorteado, caso isso demore para acontecer, você pode acabar recebendo o recurso apenas no final do financiamento, ou seja, pode levar anos até que você consiga comprar o seu sonhado bem.
Por fim, outro ponto negativo no consórcio é quanto à dependência dos outros participantes. Por exemplo, enquanto que no financiamento o risco de inadimplência é apenas seu, no consórcio este risco é somado ao de todos os outros participantes. Por isso, é importante se informar antes de assinar o consócio sobre o impacto que a inadimplência de um participante do grupo pode acarretar para os outros.
O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais
No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais
Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais
A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais
Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies