Dicas para Economizar Energia e Diminuir a Conta de Luz



  

Confira aqui algumas dicas para economizar energia e diminuir a conta de luz.

Com a perspectiva de aumento nas contas de energia elétrica em 2015, muitos consumidores já começam a buscas meios de economizar energia e assim diminuir o impacto desta alta no orçamento doméstico. Sabendo disso, preparamos aqui algumas dicas que podem ajudar a você diminuir o valor de sua conta de luz.

Se você é daquelas pessoas que gosta de deixar a TV ligada apenas para ter aquele "barulhinho de fundo", saiba que o consumo de energia de um televisor ligado por várias horas equivale ao mesmo que a energia gasta para iluminar 4 quartos com lâmpadas de 23w por 5 horas. Por isso, mude esse costume e deixe o seu televisor desligado caso não esteja assistindo nada.

Outro grande filão de energia são os aparelhos ligados em stand-by (modo de espera). Então, se você tem muitos aparelhos que mesmo desligados ficam com aquela luzinha vermelha acesa, saiba ela pode ser responsável por 12% do seu gasto com energia elétrica. Em um breve exemplo, se os aparelhos forem usado por cerca de 4 horas durante a semana e o resto do tempo ficarem em stand-by, eles consomem em um mês energia suficiente para usar um DVD Player por cerca de 4 meses.

ar condicionado também é um grande filão de energia. O aparelho chega a ser responsável por até um terço da energia gasta na casa. É importante saber que quanto maior a quantidade de BTUs do aparelho, mais energia ele consome. Além disso, procure sempre regular o termostato do aparelho para evitar o frio excessivo e também tente deixar o aparelho desligado quando o ambiente estiver desocupado. Um detalhe importante de se mencionar é que os aparelhos com o Selo Procel Eletrobras são capazes de economizar até R$ 200 no valor da conta de luz se comparado com outros aparelhos sem o selo.

Leia também:  Seguro-Desemprego pela Internet

chuveiro é outro equipamento que consome bastante energia na casa. Por isso, tente diminuir o tempo de banho e em dias de calor procure colocar a chave do chuveiro na posição verão, isso pode representar uma redução de 30% no consumo de energia. Para se ter uma ideia da quantia de energia gasta por um chuveiro, saiba que uma hora com o chuveiro ligado equivale ao mesmo que o consumo de 40 lâmpadas de 100w.





Os computadores também representam um grande gasto de energia nas residências. Por isso, tente deixa-los sempre desligados se não estiver utilizando-os. A recomendação dos especialistas é desligar o computador caso fique mais de 2 horas sem mexer nele. Além disso, os monitores também devem ser desligados a partir de 15 minutos sem usar.

geladeira é outro equipamento que merece atenção na hora de tentar economizar energia. Para reduzir o consumo do equipamento, evite abrir a porta muitas vezes, faça também uma limpeza periódica no aparelho e sempre verifique as borrachas de vedação, pois se elas estiverem muito gastas fará com que a geladeira consuma mais energia. Não bastasse isso, também evite colocar tênis, roupas e panos na parte traseira da geladeira para secar, isso força o motor e acaba fazendo com que ele consuma mais energia.

Leia também:  Prazo para Saque do Abono Salarial (PIS/PASEP) 2014

Com o ferro elétrico também é possível economizar energia. Para isso procure acumular uma grande quantidade de roupas antes de passar. Além disso, procure deixar as roupas leves para passar por último e desligue o ferro ao passa-las, aproveitando assim o calor que já foi produzido.

Com relação às lâmpadas, também é possível reduzir um pouco do consumo de energia. Neste caso, procure aproveitar o máximo da luz natural do dia. Além disso, sempre que não estiver em um local, deixe as luzes apagadas. Se você possui cômodos onde fica com a luz acesa por mais de quatro horas, procure colocar lâmpadas fluorescentes no local, pois elas são mais econômicas. Por fim, também troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, que são bem mais econômicas, além de durarem mais tempo.

Com a máquina de lavar roupa duas coisas podem ajudar você a diminuir o consumo de energia. A primeira delas é colocar o máximo de roupas possíveis quando for lavar roupa. Já a segunda dica é sempre limpar o filtro da máquina, para que não acabe forçando a máquina e fazendo com que ela gaste mais energia para funcionar.

Leia também:  Saque do FGTS de Contas Inativas