Salário Mínimo nos EUA – Valor está congelado há 5 anos



  

Proposta de Reajuste no salário mínimo nos Estados Unidos volta a ser debatida pelos especialistas. Valor do salário mínimo é o mesmo há 5 anos.

Há mais de 5 anos que o salário mínimo nos Estados Unidos está congelado, sendo que lá o valor é de US$ 7,25 por hora. E depois de tanto tempo sem reajuste, a população começa a se mobilizar reivindicando um aumento de salário, o que de acordo com vários especialistas, seria até uma forma de ajudar a melhorar a economia do país.

Em abril do ano passado, foi levado ao senado uma proposta de elevar o valor do salário mínimo nos Estados Unidos para US$ 10,10 por hora, porém, a proposta foi rejeitada e no restante do ano não se voltou a falar mais no assunto, porém, agora este ano começa a fortalecer novamente o movimento para um reajuste do salário mínimo por lá.

Mas a questão do aumento do salário nos Estados Unidos não seria apenas uma forma de melhorar a economia, mas também de melhorar a imagem do presidente Barack Obama, pois uma pesquisa realizada recentemente mostrou que para boa parte da população, principalmente a classe mais pobre, Barack Obama é o pior presidente desde a segunda guerra mundial.

Leia também:  Lei da Terceirização - O Que Muda no Mercado de Trabalho

Mas há alguns especialistas que olham para esta questão com um certo receio, pois se no ano passado, quando a economia dos Estados Unidos estava ruim, não foi aprovado um aumento para o salário, o que dizer agora então, quando a economia americana começa a dar sinais de melhora.

Em 2013, a economia dos Estados Unidos cresceu muito pouco, assim como no ano passado. Outro problema enfrentado por lá nos dois últimos anos foi o crescente número de seguro desemprego e o fato de que os empregos gerados eram de baixa qualidade.





A "curva de crescimento dos salários" se comparada com a "curva de crescimento dos lucros" apresenta-se como a mais baixa de toda a história americana.

Um grande número de pessoas que ainda estão na idade de trabalhar dependem do vale-refeição do Governo para terem uma alimentação mínima. Se esta ajuda foi criada para crianças e idosos, hoje ajuda a sustentar um bom número de trabalhadores desempregados.

Leia também:  Salário Mínimo Regional Rio Grande do Sul 2017

Isto complica ainda mais o cenário, pois para um grupo de políticos, não se trata apenas de aumentar salário, mas principalmente, gerar novos empregos e que estes sejam de qualidade. Este debate gera uma expectativa de que o salário mínimo nos Estados Unidos continuará congelado, ao menos por mais alguns meses, ou pior, volte a ser novamente debatido somente no próximo ano.

Por Russel