Bancos brasileiros são mais rentáveis que bancos americanos



  

Bancos no Brasil chegam a ser 2 vezes mais rentáveis que bancos americanos

Todos têm visto de perto que a  economia  brasileira vem passando por um período nebuloso. Mas chegar ao ponto de que os bancos brasileiros chegam a ser 2 vezes mais rentáveis que os  bancos americanos é  algo surpreendente de se saber.

É isso que  está acontecendo, de acordo com um levantamento  feito pela “Economática”,  que  mostrou que os  bancos  brasileiros têm a maior rentabilidade sobre patrimônio líquido (ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido) do que as  instituições dos Estados Unidos.

No ranking, aparecem quatro bancos  brasileiros com capital aberto: Banco do Brasil, Itaú-Unibanco, Bradesco e Santander, que  marcaram presença com outros 14 bancos americanos.

O estudo considerou apenas instituições financeiras com ativo total acima de 100 bilhões de dólares. O ROE dos bancos brasileiros ficou em 18,23% contra 7,68% dos bancos americanos.

Leia também:  Empréstimo Consignado - FGTS poderá ser Usado como Garantia

No Brasil, entre os quatro bancos que se destacaram, somente o Banco do Brasil apresentou queda na rentabilidade sobre patrimônio líquido de 24% para 16,65% na comparação de  2013 e 2014, uma queda de 7,35 pontos percentuais.

Já o Itaú-Unibanco, é a  instituição com a  melhor  rentabilidade tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos, com uma alta de 20% para 22,68%, o Bradesco, de  17% para 19,81% e o Santander passou de 3,61% para 3,90%.





O Itaú ainda  teve um aumento de seu  lucro de  30,2% em 2014, considerado o maior lucro da  história dos bancos brasileiros de capital aberto segundo a Economática (R$ 20,6 bilhões).

O Bradesco também expandiu bastante, em torno de 25,6%, e isso em um momento em que consultorias  econômicas estimam um crescimento próximo a  zero para  o  PIB de 2014.

Leia também:  Salário Mínimo no Paraná em 2017

O melhor momento  das  instituições financeiras do Brasil, segundo os  dados, foi em 2006, quando a média do ROE obtida foi de 33,16%.

Isso significa que os  bancos brasileiros conseguem ter um melhor retorno do negócio em  relação ao patrimônio que  possuem.

Por André Escobar

Bancos no Brasil