Bancos no Brasil chegam a ser 2 vezes mais rentáveis que bancos americanos
Todos têm visto de perto que a economia brasileira vem passando por um período nebuloso. Mas chegar ao ponto de que os bancos brasileiros chegam a ser 2 vezes mais rentáveis que os bancos americanos é algo surpreendente de se saber.
É isso que está acontecendo, de acordo com um levantamento feito pela “Economática”, que mostrou que os bancos brasileiros têm a maior rentabilidade sobre patrimônio líquido (ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido) do que as instituições dos Estados Unidos.
No ranking, aparecem quatro bancos brasileiros com capital aberto: Banco do Brasil, Itaú-Unibanco, Bradesco e Santander, que marcaram presença com outros 14 bancos americanos.
O estudo considerou apenas instituições financeiras com ativo total acima de 100 bilhões de dólares. O ROE dos bancos brasileiros ficou em 18,23% contra 7,68% dos bancos americanos.
No Brasil, entre os quatro bancos que se destacaram, somente o Banco do Brasil apresentou queda na rentabilidade sobre patrimônio líquido de 24% para 16,65% na comparação de 2013 e 2014, uma queda de 7,35 pontos percentuais.
Já o Itaú-Unibanco, é a instituição com a melhor rentabilidade tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos, com uma alta de 20% para 22,68%, o Bradesco, de 17% para 19,81% e o Santander passou de 3,61% para 3,90%.
O Itaú ainda teve um aumento de seu lucro de 30,2% em 2014, considerado o maior lucro da história dos bancos brasileiros de capital aberto segundo a Economática (R$ 20,6 bilhões).
O Bradesco também expandiu bastante, em torno de 25,6%, e isso em um momento em que consultorias econômicas estimam um crescimento próximo a zero para o PIB de 2014.
O melhor momento das instituições financeiras do Brasil, segundo os dados, foi em 2006, quando a média do ROE obtida foi de 33,16%.
Isso significa que os bancos brasileiros conseguem ter um melhor retorno do negócio em relação ao patrimônio que possuem.
Por André Escobar