Inadimplentes devem 7 vezes a renda familiar



  

O consumidor brasileiro que se encontra em situação de inadimplência está com a situação cada vez pior. Hoje, estes consumidores devem em média 7 vezes a renda familiar. A porcentagem chega a 768% da renda familiar de todos os entrevistados em uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito. A pesquisa foi realizada em 27 capitais brasileiras, entre os dias 1º e 8 de fevereiro.

A pesquisa mostrou ainda que o consumidor brasileiro que se encontra inadimplente, está com o nome “sujo”, em média, há 2 anos. Outro dado revelado é que estes brasileiros devem, em média, para 3,7 empresas.

O principal motivo de ter contraído as dívidas foi através do cartão de crédito, nas compras efetuadas em lojas.

A dica é tentar negociar as dívidas para conseguir pagar o que está devendo no menor tempo possível, já que as previsões para os próximos meses não são nada animadoras. Adiar o pagamento da dívida é pior, pois vai virando uma “bola de neve” e chega a um ponto que fica praticamente impossível quitar o valor devido.

Leia também:  Prazo para Saque do Abono Salarial (PIS/PASEP) 2014




Boa parte dos entrevistados apontou que a falta de um planejamento financeiro é a principal causa para a inadimplência, pois eles compraram acima do que poderiam pagar e não conseguindo quitar todos os pagamentos, acabaram tendo o nome protestado. Outro motivo apontado na pesquisa são os atrasos nos pagamentos parcelados, pois as parcelas nem sempre são pagas em dia, seja através do boleto bancário, cartão de crédito ou os próprios cartões da loja.

E para conseguir regularizar sua situação, estes consumidores inadimplentes pretendem cortar gastos, evitando, primeiramente, as despesas com roupas e calçados. Muitos também pretendem riscar os gastos com lazer e alimentação fora de casa. Cortar gastos com salão de beleza e telefonia celular também estão entre as metas de redução de gastos.

Leia também:  Novozymes recebe Prêmio Cátedra Unesco

Quando o consumidor procura a empresa para renegociar sua dívida, ele consegue uma redução média de 22% e quem pode pagar à vista consegue um desconto de mais de 60%, por isso, a dica é procurar a empresa o quanto antes e negociar o pagamento de sua dívida.

Por Russel

Inadimplentes