IPCA subiu 1,22% em fevereiro

  

  

A inflação oficial brasileira chegou em 1,22 por cento no mês de fevereiro, tendo a principal influência da gasolina. Com isso, o valor que foi acumulado correspondeu ao índice mais alto no decorrer de 10 anos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um crescimento de 7,70 por cento no período de doze meses até o mês de fevereiro, conforme a divulgação no dia 6 de março, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Este foi o aumento de maior impacto no país se for considerado os meses de fevereiro desde o ano de 2003, quando a média de elevação era de 1,57 por cento.

Leia também:  Pagamento do PIS-PASEP - Nascidos em Março e Abril

Os valores do IPCA foram mais altos que os dados da pesquisa da Reuters, que previa uma elevação de 1,08 por cento no mês e de 7,54 por cento, no período de um ano.

Após a publicação, a empresa Rosenberg & Associados realizou uma nova análise para este ano de 2015 com a perspectiva do IPCA atingir 7,9 por cento, consistindo em 0,5 ponto percentual acima dos resultados anteriores, com uma elevação de 13,1 por cento dos valores administrados.

  

Conforme a publicação do IBGE, a gasolina foi a principal responsável por esta elevação da inflação, uma vez que os valores aumentaram 8,42 por cento por causa do crescimento das tarifas das alíquotas de PIS/Cofins.

Leia também:  Pagamento do PIS-Pasep 2018/2019

Por causa do choque de 0,31 ponto percentual, somente a gasolina correspondeu ao índice de um quarto do índice do IPCA em fevereiro. Devido a isto, o grupo Transportes aumentou 2,20 por cento no mês de fevereiro, sendo que no mês de janeiro o índice correspondia a 1,83 por cento.

O setor de Educação teve o aumento de 5,88 por cento por causa dos reajustes que foram feitos no começo de 2015. A energia elétrica está influenciando na inflação, depois que o governo colocou a bandeira tarifária, onde o consumidor irá arcar com as tarifas mais elevadas de geração de energia, em consequência da ausência de chuvas em diversas regiões do país. 

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador

Por Felipe Couto de Oliveira

IPCA