Saiba como passar pelo período de recessão econômica



  

Ultimamente, foram publicados diversos boletins, todos eles indicam uma situação econômica bastante complicada. Taxas de juros subindo além da taxa básica Selic, inflação crescendo de forma muito rápida, o Produto Interno Bruto caindo vertiginosamente, enfim, todos estes indicadores confirmam aquela ideia que ninguém gostaria de aceitar, mas que é inevitável: estamos perante uma recessão econômica

Admitir a crise é o primeiro passo para superá-la. Não adianta "remar contra a maré" porque a saúde econômica do país também depende do entendimento e da forma como a crise será enfrentada. Após entender que já estamos ingressando no período inicial da recessão, já estamos aptos para saber e planificar qual será a nossa conduta ao longo de todo esse duro percurso. 

Uma das principais questões a ter em conta numa recessão, é a necessidade de um planejamento e controle das despesas. Saber quais gastos são realmente imprescindíveis e quais não, qual é conta que merece maior atenção (aquela que possui uma taxa de juros maior que tem menos possibilidades de ser saldada caso vire uma "bola de neve") e, principalmente, ter consciência de que os supérfluos não poderão fazer parte da sua vida durante a crise.

Leia também:  Reforma Previdenciária - Informações

Nesse período de economia desacelerada você não deverá estar sozinho, desta forma, conscientize toda a sua família que serão necessários esforços e empenho extra para passar por esta época da melhor forma possível.





Se puder, faça uma reserva para não precisar recorrer a empréstimos ou créditos consignados, caso apareçam despesas extras. Surpresas acontecem, entretanto, é preciso que as pessoas fiquem preparadas para qualquer eventualidade encontrada no meio do caminho. Ninguém está livre de um resfriado, de um eletrodoméstico quebrado ou de uma viagem inesperada a trabalho, por isso, a recomendação é tentar salvar um pouco da sua renda mensal numa poupança ou em fundos de renda fixa (melhor opção para os mais inseguros).

Leia também:  FGTS Contas Inativas - Dúvidas e Informações

Caso você utilize cartões de crédito, fique atento ao que gasta, para não correr o risco de poder pagar só o valor mínimo e começar a acumular uma conta difícil de abater.

Como pode ser visto, a preparação para um período de recessão não é uma tarefa sobre-humana, mas merece muita atenção para que todos possam passar pelo período da melhor forma possível.

Por Melina Menezes

Recess?o econ?mica