Inadimplência registrou a maior alta para os meses de janeiro desde 2003



  

Conforme a Serasa Experian, o índice de inadimplência registrou uma alta em comparação ao último mês de 2014. Conforme dados informados pela Serasa, o índice cresceu 4,1% comparado ao mês de dezembro e teve um incremento de 16,7% ao ser comparado a janeiro de 2014.

Desde o mês de janeiro de 2003 não era registrado um índice de inadimplência tão alto, no primeiro mês deste ano foi registrado um crescimento de 7,1%. Segundo as informações concedidas pelo relatório da entidade, o aumento da taxa foi o resultado de um mercado de trabalho menos aquecido, aumentos nos custos nos transportes, energia, impostos e taxas de IPTU e IPVA, taxas de juro. Ou seja, o problema do brasileiro em honrar seus compromissos é fruto de severas mudanças nos preços administrados, aumentos sazonais nas taxas e impostos, crescimento da taxa de juros, além de outros motivos. Ainda de acordo com a Serasa, este foi o maior ritmo de crescimento de inadimplência registrado nos últimos quatro meses.

Leia também:  Título de Eleitor Digital - Como Fazer

Este índice também é composto pelas dívidas não bancárias, isto é, dívidas referentes ao cartão de crédito, lojas (varejo e atacado), prestadoras de serviço, entre outras, no caso desse tipo de dívida a inadimplência teve uma alta de 10,4% no primeiro mês de 2015 perante o mês anterior. De acordo com a pesquisa da Serasa, a dívida perante os bancos teve um crescimento de 0,3%.

Uma situação diferente foi registrada no caso de outros tipos como cheques sem fundo e títulos protestados. O primeiro teve uma queda de 9,9%, já os títulos protestados caíram em 12,3% comparado ao mês de dezembro.





O indicador de inadimplência é um registro da quantidade mensal de anotações de casos de inadimplência no país. Esse índice registra somente os casos de pessoa física e possui uma série histórica iniciada no ano de 1999.

Leia também:  Seguro-Desemprego pela Internet

No próprio site da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/estudo-inadimplencia) é possível encontrar um estudo que mostra o mapa de inadimplência no país no ano passado.  

Por Melina Menezes

Inadimpl?ncia