Liberação da consulta ao segundo lote residual do IR 2014



Já está disponível a consulta ao segundo lote residual referente ao Imposto de Renda 2014, segundo informações da Receita Federal. O pagamento aos 160.765 contribuintes está programado para dia 18 de fevereiro.  O valor total a ser restituído ao contribuinte que caiu na malha fina é de R$ 300 milhões, segundo o Fisco. 

A analista de conteúdo Luciane Santos Ribeiro não esperava pela restituição residual. Ela afirma que “o dinheiro veio em uma boa” e será bem utilizado para saldar algumas dívidas que ficaram do ano passado. “Eu fiquei feliz com essa graninha. A gente paga tantos impostos. Bom, mas a restituição poderia ter um valor maior”, afirma.



O contribuinte pode sacar o valor da restituição no prazo máximo de até um ano. O dinheiro será depositado pela Receita Federal na conta corrente informada pela pessoa física durante o preenchimento de dados na declaração do IR (Imposto de Renda).

Leia também:  Pesquisa Salarial 2018 - Diferença pela Escolaridade pode chegar a 118%

Caso o saque não seja realizado dentro do prazo, será preciso fazer um requerimento através de preenchimento de formulário online no site da Receita. Há também a opção de realizar a solicitação direto pelo sistema e-CAC (área do portal da Receita exclusiva para solicitações e serviços diversos).

Entretanto, é necessário possuir um certificado digital, uma espécie de documento eletrônico. Segundo o Fisco, o certificado digital é essencial para garantir a segurança de dados durante as transações pela internet.



Se o valor não for creditado na conta bancária, o contribuinte pode entrar em contato diretamente com qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou, se preferir, ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Leia também:  Pagamento da 1ª Parcela do 13º Salário para Aposentados do INSS - 2018

Através de aplicativos para tablets e smartphones, é possível também consultar informações sobre os lotes disponíveis, as declarações do IR, histórico e dados sobre o cadastro do CPF na Receita Federal. Para ter acesso a essas informações, basta baixar nos dispositivos o aplicativo da Receita Federal.

Por Letícia Veloso

Consulta ao lote residual do IR 2014