Liberação da consulta ao segundo lote residual do IR 2014

Já está disponível a consulta ao segundo lote residual referente ao Imposto de Renda 2014, segundo informações da Receita Federal. O pagamento aos 160.765 contribuintes está programado para dia 18 de fevereiro.  O valor total a ser restituído ao contribuinte que caiu na malha fina é de R$ 300 milhões, segundo o Fisco. 

A analista de conteúdo Luciane Santos Ribeiro não esperava pela restituição residual. Ela afirma que “o dinheiro veio em uma boa” e será bem utilizado para saldar algumas dívidas que ficaram do ano passado. “Eu fiquei feliz com essa graninha. A gente paga tantos impostos. Bom, mas a restituição poderia ter um valor maior”, afirma.

O contribuinte pode sacar o valor da restituição no prazo máximo de até um ano. O dinheiro será depositado pela Receita Federal na conta corrente informada pela pessoa física durante o preenchimento de dados na declaração do IR (Imposto de Renda).

Caso o saque não seja realizado dentro do prazo, será preciso fazer um requerimento através de preenchimento de formulário online no site da Receita. Há também a opção de realizar a solicitação direto pelo sistema e-CAC (área do portal da Receita exclusiva para solicitações e serviços diversos).

Entretanto, é necessário possuir um certificado digital, uma espécie de documento eletrônico. Segundo o Fisco, o certificado digital é essencial para garantir a segurança de dados durante as transações pela internet.

Se o valor não for creditado na conta bancária, o contribuinte pode entrar em contato diretamente com qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou, se preferir, ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Através de aplicativos para tablets e smartphones, é possível também consultar informações sobre os lotes disponíveis, as declarações do IR, histórico e dados sobre o cadastro do CPF na Receita Federal. Para ter acesso a essas informações, basta baixar nos dispositivos o aplicativo da Receita Federal.

Por Letícia Veloso

Posts Recentes

Como Negociar um Aumento Salarial: Dicas e Estratégias Eficazes

O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais

Como declarar doações no Imposto de Renda 2023?

No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais

Os ovos de Páscoa mais caros de 2023

Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais

O que é a partícula de Deus e para que serve?

A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais

O descrédito do crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais

Como conseguir o informe de rendimentos do NuBank

Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies