Dicas do que fazer com o seu 13° salário




Final do ano chega e você recebe da empresa aquele seu tão esperado 13° salário. Sabendo que é um dinheirinho a mais que entrará em seu orçamento, o que você faz? Gasta? Vai fazer aquela viagem dos sonhos?

Bom, seja lá qual for sua decisão, saiba que ela precisa ser tomada com muita cautela, pois caso contrário você correrá o risco de passar o final de ano sem dinheiro nenhum.


Siga as dicas abaixo e veja algumas alternativas de utilizar seu 13° salário:

– Faça investimentos:

Os investimentos são alternativas mais seguras e rentáveis para seu dinheiro. Conheça mais sobre as opções de investimentos e invista de acordo com seu perfil. Pode ser bolsa de valores, poupança, títulos, entre outras diversas formas. Nesse caso, vale a pena investir 100% do seu dinheiro se o retorno dele for rentável para você e se você também conhecer bem a opção que escolheu para investir. Caso contrário, passe mais tempo pesquisando sobre as diversas opções de investimentos do mercado financeiro para ter toda a certeza na hora de investir e não fazer coisa errada, pois o prejuízo pode ser grande e irreversível.

Leia também:  Reajuste do Bolsa Família em 2018

– Utilize apenas 10% do dinheiro:

Você pode fazer também um planejamento com esse dinheiro. Para isso, reserve 10% dele para investimentos de longo prazo ou alguma coisa que você gostaria de fazer, comprar, etc. O restante você pode usar como deve, mas lembre-se de ter total responsabilidade pelos seus gastos. O ideal seria utilizá-lo para alguma necessidade que você já vinha planejando há tempos, como, por exemplo, a reforma de sua casa, a quitação daquela dívida ou ir viajar para ver um parente que mora em outro estado e que você não vê há anos.

Saiba que se o seu dinheiro for usado para uma coisa construtiva, você terá a consciência tranquila de que ele não foi utilizado em vão. Mas lembre-se sempre de investir pelo menos os 10%.

Leia também:  Pagamento da 1ª Parcela do 13º Salário para Aposentados do INSS - 2018

Por Daniela Almeida da Silva