Criação de empregos formais no Brasil apresentou o pior índice em 15 anos

Levando em consideração os dados analisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o Ministério do Trabalho anunciou que no mês de julho deste ano foram criados no Brasil 11.796 empregos com carteira assinada.

Esse número ínfimo quando comparado com os últimos dados apresentados mostra que houve uma queda de 71,5% em comparação com mesmo mês de 2013. Na época foram criados 41.463 empregos com carteira assinada. Esse percentual vai ainda mais longe sendo o pior índice já apresentado desde o ano de 1999. Nesse ano o número de vagas criadas foi de 8.057. Os dados começaram a ser divulgados em 1992.

O cenário como um todo é bastante desanimador. Mas mesmo assim e apesar de ter dito que o fundo do poço foi atingido, o Ministro do Trabalho Manoel Dias, acredita que no decorrer dos meses de agosto e de setembro os resultados apresentados possam ser melhores. Um dos pilares que deverão ajudar nessa “melhora” são as medidas para o estímulo do crédito.

Avaliação até julho:

Do início do ano até o mês de julho, aqui, no Brasil, foram abertas 632.224 vagas formais. A queda nesse panorama foi de 30,3% em relação ao mesmo período do ano passado quando os números registrados foram de 907.214 vagas.

Mesmo com dados tão negativos o Ministério do Trabalho informou também que na visão geral o Brasil está à frente na criação de empregos inclusive de países de ponta como o Japão, Austrália, Canadá e Holanda dentre outros.

Já com relação às regiões onde o emprego formal aumentou, de acordo com os dados oficiais, o crescimento ocorreu em quatro das cinco nos sete meses iniciais do ano. A região sudeste liderou a lista de criação com 338.832 empregos e a região sul ocupou a segunda colocação com 173.274.

A pior situação acabou ficando com a região nordeste. Entre janeiro e julho foram criados apenas 10.627 postos de trabalho.

Já o setor que mais abriu vagas formais durante os sete primeiros meses deste ano foi o de serviços contabilizando 412.987 postos.

Por Denisson Soares

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies